Ir para conteúdo

156 é forma democrática de atender as demandas da população

Central 156 completa 33 anos
Central 156 completa 33 anos

Desde que foi criado em 7 de fevereiro de 1984, o 156 expandiu significativamente sua atuação e tornou-se uma unidade de gestão das demandas da população – além do atendimento direto aos cidadãos, também fornece subsídios importantes para tomada de decisão do poder público.

A avaliação é de Ozires de Oliveira, coordenador de atendimento ao cidadão do ICI, que é responsável pela operacionalização do serviço, cuja gestão é feita pela Secretaria do Governo Municipal da Prefeitura de Curitiba. “O 156 é um termômetro do que acontece na cidade”, diz ele, que trabalha há 15 anos no serviço.

Dessa forma, é possível saber quais são as maiores demandas da população, com recorte de períodos e regiões da cidade, o que se transforma numa ferramenta importante para ações bem calibradas da administração. “Esse é um ponto fundamental do serviço”, destaca Luiz Fernando Jamur, secretário do Governo Municipal. “Nos permite trabalhar focados nas principais necessidades da população.” 

Além disso, completa Ozires, o 156 é uma forma democrática de servir aos moradores, independentemente do nível socioeconômico ou da região da cidade em que ele mora. “Todos podem passar sua demanda e cobrar por ela”, afirma.

Na sua origem, há 33 anos, uma época sem internet, o serviço tinha o objetivo de diminuir as filas de atendimento e aproximar a população da administração. No fim dos anos 1990, o sistema passou a integrar todas as secretarias municipais, centralizando a base de dados. Isso foi fundamental para expandir e dar eficiência à sua atuação.

O serviço é evoluído continuamente pelo ICI. Hoje, conta com uma central de atendimento telefônico (ainda preponderante) e pela internet, na qual mantém um portal que oferece uma série de dados estatísticos e informações, além de formulário para solicitação de serviços, chat automatizado e chat em tempo real.

Serviço

A central funciona 24 horas por dia. Pode ser acessada pelo telefone 156 ou pela internet, no endereço www.central156.org.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe: