Ir para conteúdo

Equipe ICI faz visita técnica no Laboratório Municipal de Curitiba

Colaboradores do ICI no Laboratório Municipal de...
Colaboradores do ICI no Laboratório Municipal de Curitiba

O Laboratório Municipal de Curitiba (LMC) ampliou seu horário de funcionamento e, desde quarta-feira (09) passada, está operando em regime 24x7 – 24 horas, todos os dias da semana. Equipe do ICI visitou o espaço, para conhecer a estrutura do LMC e estudar possíveis impactos de atendimento.

Hoje, o Laboratório conta com dois técnicos do ICI que realizam suporte técnico local, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Além disso, o Instituto presta suporte de TI 24 horas pelo Service Desk que, além de atendimento telefônico, aciona as equipes de plantão de infraestrutura e do sistema e-Saúde.

É por meio do Sistema e-Saúde que são tramitados diariamente mais de 15 mil exames das Unidades Básicas de Saúde para o Laboratório Municipal. Com a ampliação da operação, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também vão utilizar a solução. Ainda, devem usar os serviços do LMC a Maternidade do Bairro Novo e o Hospital do Idoso.

“Fizemos uma ampliação das funcionalidades de coleta de exames, para que as UPAs e demais estabelecimentos passem a utilizar esse módulo do sistema e-Saúde. Em breve, teremos uma integração com o sistema de gestão laboratorial, enviando alertas quando da disponibilidade dos resultados dos exames”, comenta o coordenador de Sistemas Gestão Saúde, Jefferson Vachowicz. “O objetivo é garantir que o resultado chegue de forma ágil até o profissional médico, logo que disponível, potencializando o diagnóstico e diminuindo o tempo de atendimento do cidadão nas Unidades de Pronto Atendimento”, complementa.

A coordenadora de projetos Francielle Vieira da Silva, responsável pelo contrato com a Secretaria Municipal da Saúde no ICI, conta que a Prefeitura de Curitiba processa em média 150 mil exames por mês em seu Laboratório. “A expectativa é que passem a processar 500 mil por mês, com projeção esperada de 3 milhões em 2018”, diz. “Esse aumento da produção pode impactar a prestação do serviço do ICI, pois além das tramitações no sistema, são muitos equipamentos utilizados. Estamos acompanhando de perto os primeiros dias dessa operação 24x7, a fim de garantir que a execução ocorra dentro do planejado.”

 

Compartilhe: