Desde 1998, o Instituto Curitiba de Informática presta um amplo serviço à Prefeitura de Curitiba (PMC): o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de soluções de tecnologia da informação e comunicação que apoiam tanto os atendimentos da gestão municipal ao cidadão quanto os processos administrativos dos órgãos de governo. A inteligência da informação desenvolvida pelo ICI é a base para a qualidade e eficiência de serviços essenciais à população curitibana em áreas como Saúde, Educação, Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão.
Fundado em 1º de junho de 1998, a partir do antigo Centro de Processamento de Dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o ICI foi qualificado no mesmo ano, por meio do decreto municipal nº 375, de 23/06/1998, como Organização Social (OS). Com esse título, o ICI adquiriu status para firmar parcerias com o Poder Público para atividades de interesse coletivo. Em 29 de julho do mesmo ano, o Instituto assinou seu primeiro contrato de gestão com a Prefeitura de Curitiba.
“De lá para cá, o ICI foi se especializando em atender de forma cada vez mais qualificada a gestão municipal curitibana. Hoje, com sua visão estratégica de negócios com foco em administração pública, o ICI é plenamente capaz de oferecer serviços e soluções para manter Curitiba no topo da inovação em tecnologia”, comenta o diretor-presidente do Instituto, Luís Mário Luchetta.
Atualmente, a Prefeitura de Curitiba tem 37 mil servidores públicos ativos conectados com 179 sistemas informatizados que otimizam a rotina de trabalho e geram mais segurança nos processos diários da gestão municipal.
Tecnologia que chega ao cidadão
Um dos canais de atendimento da Prefeitura de Curitiba mais conhecidos da população curitibana, a Central 156 é um dos serviços prestados pelo ICI. Iniciada pela PMC em 1984, a Central 156 foi reformulado pelo Instituto em 1999, quando a organização passou a viabilizar para a prefeitura os processos de contact center, automação, integração e acompanhamento de solicitações para a resolução das demandas em tempo real. Hoje, a Central 156 faz a ponte entre o cidadão curitibano e 34 secretarias municipais e conta com atendimento da equipe ICI 24 horas por dia.
Diariamente, cerca de cinco mil chamados são recebidos via telefone, chat e internet. Os teleatendentes são treinados periodicamente para oferecer dados e registrar solicitações a respeito de mais de 2,4 mil temas relacionados à gestão do município. A área de Atendimento ao Cidadão do ICI é responsável por mais de dois milhões de atendimentos anuais receptivos e ativos para a PMC, que incluem pesquisas regulares sobre a satisfação do cidadão com a gestão municipal.
Com a inteligência do ICI aplicada aos dados, a gestão curitibana recebe informações qualificadas sobre as demandas de serviços e assim tem condições de adequar seu planejamento urbano e aprimorar sua administração.
Outro canal de contato do cidadão com a Prefeitura de Curitiba é o portal do município, que oferece cerca de 700 serviços on-line para a população da cidade. Desenvolvido pelo ICI, que também é responsável pela sua manutenção e evolução, o portal foi reconhecido em 2015 como o segundo melhor do Brasil no atendimento aos requisitos das leis da Transparência e Acesso à Informação.
Inclusão digital
Em toda a extensão da capital paranaense pode-se verificar a importância da tecnologia do ICI para a população no que diz respeito à inclusão digital. Nas escolas municipais, por exemplo, além de prover estrutura lógica e de dados, desde 2012 o Instituto é responsável pelo serviço de internet Wi-Fi que pode ser acessado por professores e alunos em todo o espaço físico desses locais.
Atualmente, 130 instituições contam com o recurso, que ampliou o contato dos estudantes com conteúdos interdisciplinares e facilitou a rotina dos educadores, que hoje podem acessar a rede mundial de computadores durante as aulas. O mesmo projeto também contemplou a população localizada nos arredores das escolas, em um raio de até 200 metros, possibilitando o acesso gratuito à internet.
Com o trabalho do ICI, a internet gratuita chegou também aos pontos turísticos de Curitiba. Hoje, quem visita o Parque Barigui, o Jardim Botânico, o Mercado Municipal, o Largo da Ordem e a Praça da Espanha pode fazer uso do sinal. “O objetivo foi o de oferecer à população uma forma de realizar atividades como acesso a e-mails, redes sociais e serviços disponibilizados no site da Prefeitura de Curitiba”, comenta o diretor técnico do ICI, Fabricio Zanini.
Inteligência para gestão estratégica do município
Além do desenvolvimento de novas soluções para atender diferentes demandas, o ICI executa continuamente a melhoria dos sistemas de TIC que já estavam em uso pela PMC. “Como estes sistemas não atendiam de forma integral as necessidades da gestão, nos dedicamos à evolução gradativa de cada um deles. O trabalho do ICI sempre teve como propósito apoiar a administração pública a partir de práticas de TIC consolidadas no mercado”, afirma o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta.
Na área de Saúde, a tecnologia do ICI integra 151 postos de atendimento à secretaria municipal, o que facilita a rotina de servidores, médicos e enfermeiros, garantindo a eficiência do atendimento aos pacientes da rede pública. A gestão do setor inclui o controle de dados de cinco mil usuários do sistema, grupo formado por profissionais de saúde pública de Curitiba.
Na área administrativa, duas das mais relevantes soluções que permitem a gestão estratégia de Curitiba foram implementadas pelo ICI: o Sistema de Gestão Pública (SGP) e o sistema de Gestão Tributária Municipal (GTM).
Fundamental para o controle do orçamento municipal curitibano, o SGP reúne ferramentas utilizadas diariamente pelos servidores da PMC para tarefas como lançamentos contábeis, processos licitatórios e pagamentos. Em 2014, a solução contabilizou 19 mil transações diárias, incluindo 3,4 milhões de lançamentos contábeis, 49 mil empenhos e 62 mil pagamentos.
Integrado ao SGP está o sistema de compras eletrônicas municipais, o e-Compras. Desde 2003, quando foi implantado pelo ICI na Prefeitura de Curitiba, o e-Compras já foi utilizado para concluir 31.461 processos. Hoje, conta com 18,7 mil empresas cadastradas e 203 pregoeiros ativos.
Já por meio do GTM, a PMC realiza o gerenciamento da arrecadação de tributos, como o ISS. Por meio da ferramenta ISS Curitiba, Curitiba processou o recolhimento de cerca R$ 65 milhões ao mês no ano de 2014, com média de dois milhões de notas emitidas mensalmente. Atualmente, o sistema reúne 48 mil empresas autorizadas a emitirem notas.
Conectividade
A integração de dados entre locais da administração pública só é possível por meio do trabalho de conectividade desenvolvido pelo ICI, que conecta os equipamentos urbanos às secretarias e órgãos do governo municipal. “Hoje, o município conta com 1.100 locais da administração pública conectados através da rede de fibra óptica”, explica o gerente de Infraestrutura do ICI, Fernando Matesco. Segundo ele, a rede de fibra óptica é a base para todos os demais serviços providos pelo Instituto.
Suporte técnico qualificado
O servidor municipal curitibano conta com um canal exclusivo para solicitação de suporte de TIC, o Service Desk do ICI. A área realiza mais de 9 mil atendimentos ao mês. Suas atribuições incluem o gerenciamento de incidentes, requisições, problemas, atualizações, mudanças, níveis de serviço, base de conhecimento, capacidade, disponibilidade, continuidade e segurança para todo o quadro funcional da PMC.
A assistência técnica de hardware para mais de 70 mil itens de informática utilizados pela administração direta e indireta do município também é realizado pelo ICI. São cerca de 150 atendimentos diários na área. “A nossa equipe possui especialistas para prestar os serviços de assistência técnica nos mais variados tipos de hardware, menos de 1% dos equipamentos são enviados para terceiros”, explica Elto Luiz Provenzi, coordenador de Assistência Técnica do ICI. A gestão do inventário dos equipamentos de TI é outra tarefa atribuída aos técnicos do Instituto.
Data Center
O serviço de Data Center do ICI para a Prefeitura de Curitiba é responsável pela hospedagem e administração de aproximadamente 500 servidores (físicos e virtuais), com mais de 1.140 bases de dados. A área de armazenamento do Data Center para a PMC é de aproximadamente 70 Terabytes. “Estão publicados aproximadamente 102 portais, com três milhões de acessos por mês. O serviço de webmail corporativo da Prefeitura atualmente possui 37 mil contas de email, pelas quais são enviadas 11 milhões de mensagens ao mês e recebidas 3,6 milhões no mesmo período”, explica Fernando Matesco.
O suporte técnico e monitoramento do Data Center é realizado de forma ininterrupta, garantindo a disponibilidade e continuidade dos serviços para a Prefeitura de Curitiba.
Outros serviços
A gestão de Recursos Humanos da PMC também conta com a inteligência de TIC do ICI, que apoia a Secretaria de Administração na gestão de dados de 47 mil servidores. Os processos diários incluem gerenciamento da folha de pagamento, admissão, movimentação, férias, entre outros. O setor conta ainda com integração com o Cartão Qualidade e o CuritibaPrev, sistema de gestão previdenciária da Prefeitura.
O Cartão Qualidade, utilizado pelos servidores municipais para controle de acesso, crédito consignado, entre outras funcionalidades, também é operacionalizado pelo ICI. Por meio da rede conveniada gerenciada pelo Instituto, os servidores têm crédito de até 30% de seu salário adiantado para uso em cerca de 600 lojas e serviços de 281 empresas conveniadas. O Cartão Qualidade foi o primeiro cartão multifuncional utilizado por um órgão da gestão pública brasileira. São cerca de 100 mil transações processadas por mês.