Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

ICI aprimora sistema operacional dos netbooks das escolas municipais

As informações sobre mudanças no sistema são transmitidas às escolas municipais em capacitações do ICI

Os netbooks usados nas salas de aula das escolas municipais de Curitiba acabam de evoluir. O ICI, por meio da equipe do Ambiente Informatizado, desenvolveu melhorias para o sistema operacional (Linux - Mandriva 12) dos equipamentos, corrigindo falhas e incrementando os aparelhos com novos aplicativos pedagógicos. Para facilitar o processo de instalação do sistema nos netbooks, que chegam a 20 mil em todas as unidades escolares, o ICI e a Secretaria da Educação estão realizando até o dia 13 de novembro capacitações com cerca de 200 representantes das instituições de ensino. “Estamos entregando os pendrives e explicando de forma didática o processo de instalação, que leva cerca de 15 minutos”, afirma Thiago Muraro, do Ambiente Informatizado do Edifício Delta da Prefeitura de Curitiba. 

A gerente de Infraestrutura e Conectividade da SME, Gleicilene Vicilli, conta que a necessidade de novos aplicativos para uso dos professores em sala foi apresentado pelos próprios profissionais durante o ano, nos cursos de formação continuada. “O trabalho do ICI foi excelente, a equipe prestou todo o suporte necessário nesta etapa e criou uma forma bem acessível para que as escolas entendam o processo de instalação”, elogia.

Em média, cada escola conta com 90 netbooks. Os equipamentos são oriundos do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) do Governo Federal. Gleicilene diz que em 2015 a Secretaria deve realizar cursos de treinamento específicos para estimular ainda mais o uso dos novos aplicativos pedagógicos que agora estão disponíveis nos netbooks. 

“Além dos novos aplicativos, adaptamos também algumas telas para atender demandas da Secretaria. O trabalho todo foi realizado em cerca de quatro meses e foi finalizado com um piloto na Escola Municipal Professor Herley Mehl, na qual testamos 80 netbooks e verificamos que estão em pleno funcionamento”, explica Fáber Vidal, do AI Delta, que esteve à frente do projeto de melhoria do sistema. 

O coordenador de Suporte em TI Externo do ICI, Evandro Luiz Yurk Vizinoni, ressalta a dedicação dos colaboradores no Instituto neste trabalho. "A equipe do AI Delta tem todo o mérito no processo, e em especial o técnico Faber Vidal, pela dedicação no teste de cada aplicativo e atendimento de todos os requisitos da Secretaria”, comenta. “A parceria com a Educação também foi bem importante para que tivéssemos apoio e conseguíssemos atender as necessidades dos servidores que trabalham diariamente com os netbooks", complementa.