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Instituto das Cidades Inteligentes completa 20 anos focado na inovação

Instituto é referência em soluções para a gestão...
Instituto é referência em soluções para a gestão pública

A gestão pública conta cada vez mais com a tecnologia para administrar dados e atender ao cidadão de maneira rápida e eficiente. O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que completa 20 anos em 1.º de junho, apoia prefeituras em necessidades do setor público, sendo responsável por grande parte das soluções desenvolvidas para o município de Curitiba (PR) – que é considerado uma das smart cities do Brasil.

Segundo o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, os grandes diferenciais do ICI são o know-how em gestão pública e o fato de investir seus resultados econômicos em pesquisas para o desenvolvimento de novos projetos. “Estamos classificados como uma organização social sem fins lucrativos, ou seja, nossa atuação é alinhada à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico”, destaca Zanini.

Essa forma de trabalho, que foca no desenvolvimento de soluções completas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), já rendeu alguns reconhecimentos para o Instituto em sua trajetória. Nos últimos anos, o ICI recebeu o Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) e o Prêmio Prof. Dr. Imre Simon, da Assespro, referente à iniciativa para a construção de cidades digitais. “Nosso trabalho tem sido reconhecido desde o início. Por exemplo, em 2002, a Prefeitura Municipal de Curitiba recebeu o Prêmio IBest – Top 10 Melhores Websites, uma grande conquista para nós e para a cidade, que estava ofertando serviços já com foco na acessibilidade para o usuário”, relembra o diretor-presidente.

Responsável por soluções inovadoras, como o Nota Curitibana, o aplicativo Saúde Já e o aplicativo Central 156, desenvolvidos para a prefeitura da capital paranaense nos últimos meses, o ICI atribui o reconhecimento a um aprimoramento contínuo de seus processos internos de gestão de negócios e de pessoal. O diretor técnico Fernando Matesco destaca que, desde 2014, a organização mantém a certificação NBR ISO9001. “Também possuímos o MPS.BR Serviços e o MPS.BR Software, além do credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, adiciona.

Novos produtos e novas metas

Sobre o direcionamento para os próximos anos, Matesco comenta que o ICI vai continuar investindo no desenvolvimento de novas soluções, procurando ofertar meios de aproximar ainda mais o cidadão à gestão pública. Recentemente, o Instituto lançou uma solução de Atendimento ao Cidadão completa, que inclui versões para smartphones. Outra solução recente e que deve ajudar em um dos problemas mais sensíveis é a solução de Gestão Educacional, que possibilita aos pais acompanharem de perto o desempenho escolar dos filhos. “Integrar os participantes do processo escolar é importante, já que permite uma atuação conjunta para melhorar o rendimento, e, consequentemente, o aprendizado”, relata Matesco.

Para celebrar esse marco importante de sua história, o ICI focou no reconhecimento de quem faz tudo ser possível: os colaboradores. Com uma celebração interna para homenagear os 20 funcionários mais antigos e ações complementares nas mídias sociais, o Instituto entende que a valorização, o ambiente de trabalho saudável e a constante capacitação são essenciais para a organização. O presidente conclui: “Toda empresa que almeja a perenidade deve investir em uma administração sustentável, e isso tem como base pessoas comprometidas e engajadas. Entretanto, isso só é possível se houver reconhecimento e incentivo.”

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