Ir para conteúdo

Programa oferece consultoria para os municípios se tornarem cidades inteligentes

Hotsite traz informações sobre o programa
Hotsite traz informações sobre o programa

Oferecer serviços de qualidade, mantendo a transparência e a participação efetiva da população são alguns dos desafios enfrentados pela administração pública. Soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) já fazem parte do processo de construção das cidades para torná-las inteligentes, sustentáveis e inovadoras. Mas é preciso saber utilizar esses recursos de maneira assertiva.

Na busca por melhorar o desempenho e a produtividade, empresas e organizações utilizam serviços de consultoria, com profissionais capacitados e experientes, que auxiliem na tomada de decisões e na contratação dos melhores parceiros. O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade (IBQP) e o iCities – Smart Cities Solutions se uniram e desenvolveram o programa Smart Cities Brasil, consultoria em cidades inteligentes, que oferece aos municípios um plano completo e moderno de melhoria de gestão.

O programa inclui diferentes áreas de atuação: atendimento ao cidadão, saúde, educação, segurança, energia e sustentabilidade ambiental, governança, empreendedorismo de impacto, infraestrutura de TIC e mobilidade urbana. Durante o processo de implantação, as prefeituras passam por um diagnóstico, que analisa as principais carências e falhas da administração. A partir daí é feito um relatório com informações e recomendações práticas para a construção de um plano de TIC, de acordo com as necessidades de cada município. “Nós entramos como um suporte para os gestores públicos. Procuramos auxiliar na solução dos problemas de forma simples, sem burocracia”, explica o assessor de mercado do ICI, Amilto Francisquevis.

E a população é a maior beneficiada com as mudanças. “A primeira diferença notada após um trabalho de consultoria é na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, comenta o co-fundador do iCities, André Telles. “Utilizamos práticas de mercado internacionais e temos profissionais com amplo conhecimento em gestão pública e cidades inteligentes”, finaliza.

Sobre o IBQP

O IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade é uma entidade privada, criada há mais de vinte anos, por meio de uma cooperação técnica entre o governo japonês e brasileiro, formada por empresas associadas, organizações governamentais e não governamentais, entidades de representação empresarial e de trabalhadores, instituições técnico-científicas, universidades e cidadãos.

Sobre o iCities

O iCities - Smart Cities Solutions é uma empresa especializada em projetos e soluções com foco na temática das cidades inteligentes. Fundada em 2012, desenvolve anualmente eventos de âmbito internacional neste tema. Desenvolve também negócios inovadores na área de energias renováveis, e na área de educação por meio do iCities Kids - Projeto de responsabilidade social - voltado à crianças do ensino Municipal. No âmbito governamental, o iCities desenvolve negócios entre o poder Privado e o Poder Público para soluções voltadas ao desenvolvimento urbano.

Compartilhe: