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Aplicativos mobile para o cidadão

Como Curitiba se mantém na vanguarda no uso da tecnologia para entrega de serviços municipais

Capa
 

Desde 1998, Curitiba conta com a atuação do ICI, centro tecnológico responsável pelo desenvolvimento de soluções que aperfeiçoam os processos de trabalho, contribuindo com a entrega de serviços de qualidade à população.

Nas últimas duas décadas, a cidade tem trilhado o caminho para ser cada vez mais inteligente, passando pelo governo eletrônico, acesso à internet, publicação de informações, integração de serviços. O foco é sempre a melhoria contínua do relacionamento do cidadão com a administração municipal.

A fim de aprimorar a comunicação e ampliar o acesso aos serviços públicos, é necessário agregar características de praticidade, facilidade e mobilidade na entrega desses serviços. Daí a ideia de desenvolver aplicativos móveis. Mais acesso, mais agilidade, mais comodidade à população de Curitiba.

"Colocamos Curitiba na palma das mãos dos cidadãos. A prefeitura na palma da mão é a cidade moderna que dá respostas rápidas aos pedidos dos cidadãos."

Rafael Greca, prefeito de Curitiba (2019)

Conheça alguns dos aplicativos desenvolvidos para a Prefeitura de Curitiba.

banner apps

Curitiba App

mais 24 mil   
downloads  

mais 600  
serviços

Centraliza todos os aplicativos da Prefeitura Municipal de Curitiba em um marketplace, que contém ainda o catálogo com mais de 600 serviços que estão disponíveis para o cidadão, a agenda de eventos da prefeitura, as últimas notícias publicadas no portal da prefeitura e também avisos de utilidade pública.

O objetivo foi desenvolver uma plataforma digital que ofereça ao cidadão a oportunidade de interagir com aplicações que estejam aderentes aos seus interesses, bem como consultar informações e serviços de forma ágil, sem comprometer o uso de seus dispositivos particulares.

Curitiba 156

mais 55 mil    
downloads  
 

mais 50 mil 
  solicitações 
  de serviços 

mais 2,7 mi
    pedidos de  
  informações

Mais um canal disponível para entrar em contato com a Central 156, sistema de atendimento ao cidadão existente desde 1984 em Curitiba. Além do telefone, portal, chat e chat automatizado, agora há também o aplicativo móvel. O cidadão pode solicitar serviços, consultar informações, fazer doações, verificar locais de atendimento da administração pública e acompanhar o transporte público da cidade em tempo real.

Disponível nas plataformas Android e iOS, o app usa georreferenciamento, o que facilita o registro de solicitações, como troca de lâmpada de postes, por exemplo. A aplicação da tecnologia de reconhecimento de imagens é outro recurso que facilita a vida do cidadão na abertura dos registros. Hoje, já é possível identificar elementos como árvores, buracos em ruas ou calçadas, carros, lixo.

Nota Curitibana

mais 47 mil    
downloads  

O aplicativo traz algumas das funcionalidades disponíveis no portal do programa da Prefeitura de Curitiba. O objetivo é aproximar ainda mais os cidadãos, estimulando a formalização da prestação de serviços no município, e a respectiva arrecadação, por meio da emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas.

A plataforma mobile explora as facilidades de acesso aos dados dos sorteios e aos valores em créditos gerados pela emissão de NFS-e.

Dados de janeiro/2020