Ir para conteúdo

Cartão Qualidade - Prefeitura de Curitiba/PR

Prefeitura de Curitiba investe em cartão multifuncional e beneficia servidores municipais

Um único cartão que reúne informações pessoais, permitindo controle de acesso, integração com o transporte público e operações de compra com crédito consignado. Este é o Cartão Qualidade, primeiro cartão inteligente do Brasil, desenvolvido pelo ICI no fim dos anos 1990.

A implantação na Prefeitura de Curitiba fez com que a capital paranaense se tornasse referência no desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras e inteligentes para o servidor público.

 

A tecnologia smart card permite a identificação (crachá) e autenticação do servidor, ponto eletrônico, controle de acesso a áreas restritas, registro de participação em treinamentos e integração com o transporte público. Além disso, a Prefeitura de Curitiba disponibilizou outro benefício: a possibilidade de realizar operações financeiras como crédito consignado para compras em rede conveniada, incluindo mercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros.

Houve notável melhoria na gestão dos benefícios oferecidos aos servidores, pois antes o custo com mão de obra para efetuar os lançamentos e emissões de vale-compra eram altos. Com a solução, o usuário passou a realizar as operações de forma digital. Os convênios com a prefeitura eram limitados à área varejista de supermercados. Atualmente, são mais de 900 pontos de vendas em Curitiba e Região Metropolitana, nos mais variados segmentos.
 

+ 300
conveniados
   

   + 950 pontos
de venda
 

+ 41 mil
   cartões ativos
    

   + 1,5 milhão
de transações


Por meio de um portal na internet, o usuário pode verificar saldo e extrato de compras, solicitar bloqueio, segunda via do cartão e consultar os locais de compras. O comerciante conveniado, por sua vez, pode gerar um relatório financeiro, segunda via virtual, verificar vendas por lojas. Já as instituições credenciadas, aquelas que oferecem o Cartão Qualidade aos funcionários, podem verificar saldos e extratos dos usuários.

Com a alta do mercado mobile, o ICI também desenvolveu o aplicativo Cartão Qualidade, disponível nas plataformas Android e iOS. Pelo app é possível consultar saldo, extrato, ter acesso aos pontos de compras e ainda encontrar serviços mais próximos, de acordo com a localização.

Atualmente, as instituições que contam com o benefício do Cartão Qualidade são Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Agência Curitiba, Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Fundação de Ação Social (FAS), Curitiba S/A, Instituto Municipal de Turismo (IMT), Câmara Municipal de Curitiba (apenas aposentados) e o próprio Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).