Ir para conteúdo

A expressão Cidade Inteligente foi cunhada há mais de duas décadas. Porém, veio tomando forma nos últimos anos como o “emprego de sistemas de tecnologia da informação na integração da operação, serviços e infraestrutura urbanos”. Objetiva disponibilizar os serviços todo o tempo, a toda a população, com maior eficiência, a custos moderados e fazendo uso dos recursos naturais de uma forma sustentável.

Nesse mote, para ser inteligente não basta a cidade ter mera eficiência operacional. Passa a ser cada vez mais relevante a busca por um ambiente urbano próspero e saudável, no qual o cidadão possa sentir-se acolhido, valorizado e respeitado. Onde encontre oportunidades de emprego e crescimento para si, para a família e a comunidade como um todo.

Numa Cidade Inteligente, o poder público atua de forma preventiva, até mesmo preditiva, por meio do uso de sistemas de monitoramento e de gerenciamento, que operam em tempo real. Os sistemas devem ser interoperáveis e prover aos cidadãos meios para que eles possam se envolver diretamente com a gestão da cidade, tornando-a mais participativa.

Neste contexto, o ICI se insere como entidade de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de tecnologia da informação e comunicação para que as cidades possam ser inteligentes. Sob os pilares da governança, sustentabilidade, economia, mobilidade e qualidade de vida, o ICI provê sistemas e soluções de TIC inovadoras e alinhadas com os conceitos de Cidades Inteligentes para transformar a gestão pública da sua cidade.