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e-Cidadão

Prefeitura Municipal de Curitiba/PR

Integração facilita o acesso a serviços da Prefeitura Municipal de Curitiba

Com o objetivo de facilitar a interação dos cidadãos com os diversos serviços eletrônicos disponibilizados pelo governo municipal, o e-Cidadão foi desenvolvido e implantado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) no final de 2019 em Curitiba, após diversos estudos para definição de uma arquitetura de software e infraestrutura que suportasse um aumento expressivo e contínuo de carga e concorrência de acessos.

Assim, permitiu-se que o cidadão acesse os serviços integrados da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio de uma credencial única, obtida no momento do cadastro de suas informações básicas. 
Ao acessar qualquer serviço integrado pela primeira vez, o cidadão precisa aprovar um termo de uso, consentindo desta forma com o compartilhamento de suas informações cadastrais com o serviço em questão. Ainda, interfaces e fluxos foram avaliados e propostos para atendimento aos diversos perfis de usuários, focando em simplicidade, usabilidade e escalabilidade.

Integrações

Iniciada a operação, gradualmente serviços voltados ao cidadão foram se integrando ao e-Cidadão. Em outubro de 2020 foi registrado o maior volume de acessos na solução, chegando a quase 100 mil. Das dez aplicações integradas, as mais acessadas foram Cadastramento Escolar, Curitiba App e o próprio portal da prefeitura. 

Em 2021, novos serviços foram integrados, totalizando 25, que geraram um aumento muito grande no volume de acessos à solução. Em novembro, foram mais de 1,7 milhão de acessos.

Melhorias

Desde a implantação, a solução vem recebendo evoluções graduais, tanto em negócio como em sua arquitetura, agregando novos recursos, sendo eles:

Cadastro dinâmico: Permite que cada serviço integrado especifique, dentre as informações cadastrais do cidadão, quais serão consumidas. As interfaces se adaptam automaticamente à lista de dados consumidos, que são específicas para cada serviço.

Fila de mensagens: Cada serviço integrado recebe uma fila de mensagens específica. Por meio desta fila, é possível manter o sincronismo com as informações atualizadas no e-Cidadão, em tempo real. Ou seja, se um cidadão atualizar seu endereço em um serviço, tal atualização é encaminhada automaticamente para todos os demais serviços já utilizados pelo cidadão em questão. 

Recuperação de senha via SMS: Atualmente, a recuperação de senha da solução pode ser realizada via e-mail cadastrado (principal ou alternativo), pergunta secreta e também por SMS.

Certificado digital: Cidadãos que possuem um certificado digital (A1 ou A3) podem se utilizar desse recurso para realizar o acesso a um serviço integrado. Nesse caso, os dados cadastrais do cidadão recebem um nível de confiabilidade maior, considerando a validade legal do certificado digital. Inicialmente, apenas o e-CPF estava habilitado, mas recentemente o acesso via e-CNPJ foi viabilizado, sendo esse um meio para realizar o acesso, e tal certificado fica vinculado ao cadastro do cidadão em questão.

Acesso de estrangeiros: Um dos últimos recursos disponibilizados foi o acesso a estrangeiros. É possível determinar para qual serviço esse tipo de acesso será habilitado. Nesse caso, o estrangeiro entra com seu número de telefone celular internacional, por meio do qual deve realizar a validação cadastral com o SMS encaminhado pela solução. O estrangeiro também pode definir se vai navegar no idioma espanhol ou inglês.

Números

Atualmente, a solução mantém 780 mil cadastros ativos e 25 serviços integrados, apresentando em todo o seu histórico de operação quase 100% de disponibilidade.