Ir para conteúdo

Profissões do futuro para você começar agora

Artigos

Publicado em: 09/12/2020


A era digital está criando novos campos de trabalho e descontinuando outros. Essa é a principal conclusão do relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy”, criado pela parceria entre o Fórum Econômico Mundial e cientistas de dados das empresas Burning Glass Technologies, Coursera e LinkedIn.

As profissões do futuro serão ainda mais conectadas e vão adotar novas tecnologias para atender setores como saúde, educação, meio ambiente e urbanização. Para conquistar oportunidades no mercado de trabalho, o profissional deve ser criativo, inovador e estar sempre em busca de novas qualificações. 

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, o crescimento de oportunidades se concentra em áreas como saúde; dados e inteligência artificial; engenharia e computação em nuvem; economia verde; pessoas e cultura; desenvolvimento de produtos; e vendas, marketing e conteúdo. Em comum, as profissões vão explorar a tecnologia para ampliar a performance e o impacto em mais pessoas. A boa notícia é que algumas dessas profissões já existem e estão em busca de novos colaboradores. 

No Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), por exemplo, profissionais desenvolvem e implementam soluções completas voltadas para a gestão pública. Por meio da tecnologia da informação e comunicação, a empresa oferece serviços em diversas áreas, como educação, saúde, administração e finanças, para tornar cidades de todo o Brasil mais inteligentes, com crescimento econômico sustentável e mais qualidade de vida para os cidadãos. 

O ICI, que está sediado em Curitiba, tem vagas abertas para programadores, técnicos de TI, desenvolvedores e analistas de sistemas, para ampliar o time de criação de cidades inteligentes, com profissionais do futuro que podem gerar impacto agora.