Ir para conteúdo

O que você procura?

Proteção Animal

Prefeitura Municipal de Curitiba/PR

Mais de 90 mil castrações são realizadas em Curitiba com solução do ICI

Desde 2013, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura Municipal de Curitiba conta com a Rede de Proteção Animal, ferramenta desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) que auxilia na busca por melhores condições de vida para a fauna da cidade.

Por meio da solução, a capital paranaense pode estabelecer medidas para atuar na conservação ambiental, no controle de populações para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio mais harmonioso dos munícipes com os animais.

No portal, uma das funcionalidades disponíveis para os cidadãos é a visualização de eventos de castração gratuita. Ao longo do período de funcionamento, já foram registradas a castração de 92.173 cães e gatos. 

Também é possível encontrar informações sobre espécies de animais silvestres da fauna de Curitiba, materiais educativos, espaço para consultar a área “Perdi/Encontrei um Pet”, que tem o intuito de juntar donos de pets a pessoas que encontraram algum animal perdido, e informações sobre microchip, um sistema de identificação animal que consiste em um microcircuito eletrônico contendo um código único e inalterável, inserido em uma cápsula de biovidro cirúrgico e revestido de substâncias de propriedades antimigratórias, possibilitando a implantação em animais.

Já no sistema administrativo da solução Proteção Animal, utilizado pela equipe da SMMA, é possível gerir os eventos de castração, as adoções em tempo real e os recursos automatizados por busca em área de pets achados e perdidos, visualizar chamados abertos na Central 156, disponibilizados em um mapa com processos de geração automática de rotas para os fiscais, e gestão da área do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), com os dados dos animais, histórico e prontuário.

A cada evento, disponibilizado normalmente no dia 15 de cada mês, são abertas em média de 1.500 a 2.000 vagas de castração.

Proteção Animal em números

De 2013 a 2016 – 10.500 castrações
De 2017 a 2020 – 60.000 castrações
De 2021 - até o momento – 11.120 cães castrados e 10.553 gatos castrados