Ir para conteúdo

Saúde - Prefeitura de Curitiba/PR

Tecnologia melhora gestão dos serviços da saúde municipal em Curitiba

Com mais de 1,9 milhão de habitantes, Curitiba investe constantemente em tecnologia da informação e comunicação para aprimorar serviços e otimizar recursos públicos. Um bom exemplo é a solução integrada para a gestão da saúde municipal. Desde 1999, a prefeitura conta com sistema para o monitoramento e distribuição do estoque de medicamentos, aplicação de vacinas, agendamento de consultas e exames especializados, gestão ambulatorial, hospitalar e de leitos. Tudo aliado ao gerenciamento dos recursos financeiros de maneira simples, funcional e econômica.

Com a implantação da solução desenvolvida pelo ICI, os agendamentos de consultas foram automatizados, reduzindo tempo, custo e melhorando a produtividade dos profissionais de saúde. As mudanças contribuíram para redução de filas para atendimento, fazendo com que a qualidade do serviço tivesse melhora significativa.

Todo o controle do almoxarifado das unidades de saúde também foi sistematizado, permitindo acesso rápido e fácil de qualquer informação. Os exames especializados, por exemplo, passaram a ser enviados diretamente à Central Digital de Laudos de maneira eletrônica, possibilitando perfeita avaliação de médicos radiologistas e dentistas dos centros de urgência e das unidades básicas.
 

 

Todos os exames passaram a ser processados e armazenados pelo sistema PACS (Sistema de Gestão de Imagens Médicas), com a digitalização e transmissão de imagens. Atualmente, estão disponíveis eletronicamente os prontuários clínico e odontológico para toda a rede de saúde municipal.

 

   Mais de 6,5             
  milhões de
atendimentos    

 

  Mais de 5       
milhões  de exames

              laboratoriais         

   Mais de 30 mil               
profissionais
com login ativo

 

 

  111 unidades       
     d
e  saúde

  31 hospitais      
 

   77 prestadores
    de serviço



App Saúde Já Curitiba

Para complementar a solução utilizada pela prefeitura e facilitar o contato da população com os postos de saúde, o ICI desenvolveu, em 2017, o aplicativo Saúde Já Curitiba. Com ele, o usuário pode agendar o primeiro atendimento, o qual direciona para consultas, exames e serviços específicos, evitando filas de madrugada em frente às unidades básicas.

Com interface simples, o acesso se dá informando o número do Cartão SUS ou CPF e a data de nascimento. A ferramenta, disponível para dispositivos Android e iOS, informa dias e horários disponíveis. A partir daí, o cidadão escolhe a data para atendimento.
 

Versão 4.0

Com constantes atualizações, a ferramenta incluiu agendamento de atendimento odontológico e o vínculo de dependentes. Também foi simplificado o cadastro: quem não tiver registro em uma unidade de saúde, poderá fazê-lo por meio do Saúde Já Curitiba e finalizar apresentando a documentação no dia do atendimento. Todos os dados de contato também passaram a ser editáveis no app, como telefone, e-mail e a inclusão de foto.

Em 2019, o app trouxe a função “Meu Pré-Natal”, fornecendo às gestantes informações sobre todas as fases de desenvolvimento do feto, galeria de imagens, respostas a dúvidas frequentes e calculadora de contrações, que avisa qual é o momento correto de ir para a maternidade na hora do parto.

Por fim, o aplicativo Saúde Já Curitiba apresenta a função Urgências, com orientações sobre como proceder em caso de acidente de trânsito com vítimas e diante de urgências clínicas e odontológicas, violência sexual e contato com HIV.

5 milhões    
de acessos
no app
      

   + 340 mil
agendamentos
        de enfermangem      
 

+  200 mil
   agendamentos
       de odontologia
    

 
 
Vencedor no prêmio Latam Smart City Awards
  2018 – premiação internacional do México
 
 

 

Dados de 2019