Ir para conteúdo

Solução de Educação - Prefeitura de Osasco/SP

Prefeitura de Osasco integra área educacional com solução de TIC

Para melhorar a comunicação entre as mais de 40 escolas municipais e a Secretaria de Educação, a Prefeitura de Osasco colocou como principal objetivo no plano de governo investir em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Então, em 2008, implantaram a ferramenta de gestão educacional desenvolvida pelo ICI.
 

 

Antes, o registro das informações era feito diretamente pelas escolas municipais em planilhas eletrônicas, e-mails e memorandos. Contudo, esse processo apresentava divergência de indicadores, incluindo número de estudantes matriculados, crianças em fila de espera, contingente de professores e servidores etc.

Após a implantação da ferramenta, a integração dos sistemas e dados com mapeamento das unidades educacionais garantiu mais qualidade nas informações, celeridade nos processos e menor burocracia para a secretaria do município. O envio automático dos dados de classes e alunos matriculados diretamente ao Ministério da Educação foi outro benefício gerado a partir da solução. 
 

 

O ICI também desenvolveu um portal online exclusivo para os alunos, que possibilitou acesso a informações como frequência escolar, boletim e conteúdo pedagógico. Além disso, a evolução do serviço deu origem a um canal de atendimento via chat, contribuindo com a comunicação dos setores e departamentos internos do ecossistema escolar.

A solução, utilizada por mais de uma década, forneceu informações completas e estratégicas para as tomadas de decisão dos gestores públicos de Osasco. Ainda, contribuiu com o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e teve impacto positivo no planejamento financeiro municipal.