Ir para conteúdo

2019: um ano de muitas conquistas

Zanini e prefeito Rafael Greca lançam Curitiba 156
Zanini e prefeito Rafael Greca lançam Curitiba 156
Zanini e prefeito Rafael Greca lançam Curitiba 156
Equipe do ICI no Smart City Expo 2019
Representantes da Câmara Municipal de Gaia visitam o ICI
Assinatura do contrato entre ICI e Procuradoria Geral de Londrina
Semana Tecnológica chega à terceira edição
Colaboradores apontam qualidades dos colegas
Zanini e prefeito Rafael Greca lançam Curitiba 156
Equipe do ICI no Smart City Expo 2019
Representantes da Câmara Municipal de Gaia visitam o ICI
Assinatura do contrato entre ICI e Procuradoria Geral de Londrina
Semana Tecnológica chega à terceira edição
Colaboradores apontam qualidades dos colegas

O ano de 2019 chega ao fim com saldo positivo no ICI. Além de toda a operação mantida para a Prefeitura de Curitiba, o Instituto entregou novos projetos para diversas entidades municipais ao longo do ano. Foi estabelecido contrato com a Prefeitura de Londrina e parceria técnica com várias organizações, incluindo a Câmara Municipal de Gaia, em Portugal.

O ICI também obteve conquistas institucionais, como a renovação das certificações ISO 9001 e GPTW®. “Sem dúvidas, foi um ano movimentado, com inúmeros desafios, novidades e atualizações. Esperamos manter essa vontade de inovar e de transformar as cidades e melhorar a vida dos cidadãos”, comenta o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini. Confira a seguir a retrospectiva do ano no ICI.

Considerada referência no atendimento ao cidadão, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba completou 35 anos de atuação. A principal novidade no ano foi o lançamento do aplicativo Curitiba 156, que aprimorou o relacionamento da população com a administração municipal. Já no primeiro mês, o uso do aplicativo superou o chat. No fim do ano, as interações via app já haviam superado a marca de 2 milhões.

Além do app da Central 156, o ICI entregou outros projetos em 2019, como o novo Fala Curitiba para o Imap; Avaliação Funcional para a SMRH; novos portais para a prefeitura, IPMC, programa Aprendere e Educação; ferramenta e portal do Processo Seletivo Simplificado (PSS); projeto da Rede de Proteção Animal do Meio Ambiente; Cadastro Online para a Educação; nova versão do app Saúde Já e o lançamento dos aplicativos Nota Curitibana e Curitiba App.

Esses lançamentos foram feitos pela Prefeitura de Curitiba no Smart City Expo 2019, maior evento de cidades inteligentes do mundo, que teve sua segunda edição realizada na capital paranaense no mês de março. O ICI esteve presente no evento como parceiro tecnológico da prefeitura, integrando a exposição do Vale do Pinhão na feira.

Muitas visitas foram recebidas ao longo do ano. Em sua maioria, com o objetivo de conhecer as soluções desenvolvidas para a gestão pública e entender como o Instituto contribui para que Curitiba seja uma das cidades mais inteligentes do País. “Foi um prazer visitar o Instituto, aprendi muito e seria uma honra participar da construção da cidade inteligente de Curitiba”, comenta o embaixador da República Popular da China no Brasil, Yang Wanming, que esteve no ICI em março.

Além da Embaixada da China, visitaram o Instituto: Joinville/SC, Petrópolis e Teresópolis/RJ, Porto Velho/RO, Governo de Rondônia, Companhia de TI do Paraná (Celepar), UTFPR, Cianorte/PR, Universidade Austral/ARG, Senai (São José dos Pinhais/PR), Lapa/PR, Câmara Municipal de Gaia/PT.

Com a última, o ICI estabeleceu termo de cooperação técnica que visa ao desenvolvimento científico e tecnológico na área de atendimento ao cidadão. Além de Gaia, o Instituto também formou parcerias com a Prefeitura de Inácio Martins/PR, o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional do Centro Sul/PR – Conder.

Ainda, foi firmado contrato de prestação de serviços de tecnologia da informação e comunicação com a Procuradoria Geral do Município de Londrina/PR (PGML). Com isso, a entidade passou a utilizar a solução e-GPJ, que permite a gestão eletrônica de processos judiciais.

A tradicional Semana Tecnológica do ICI, evento voltado ao público interno para reciclagem e troca de conhecimento, foi realizada em outubro e contou com palestras, oficinas e exposições. “Ações como essa nos ajudam a ficar sintonizados com o que está acontecendo no Brasil e no mundo, além de promoverem engajamento entre os colaboradores”, diz o presidente Fabrício Zanini.

Explorando o viés social, o ICI estabeleceu convênio com o projeto Brasil sem Frestas e com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP). Além de reforma de ambientes da ADFP, também serão realizados cursos de capacitação profissional.

Em 2019, o ICI renovou o selo Great Place to Work – GPTW®, que atesta a satisfação dos colaboradores em trabalhar na empresa. A organização manteve o índice de confiança acima dos 80 pontos e pode utilizar o selo durante um ano. Também foi mantida a certificação ISO 9001:2015, implantada desde 2014.

Dezembro foi marcado por atividades realizadas ao longo do mês. Gincanas, dinâmicas e ações de reconhecimento promoveram integração dos colaboradores. “Foi muito positivo ver o envolvimento e engajamento de todos nas atividades”, comenta Zanini.

Para o próximo ano, segundo o diretor-presidente, a ideia é continuar mantendo a operação com foco na satisfação dos clientes, fomentar novas parcerias e expandir a atuação do ICI: “Agradecemos o esforço, comprometimento e dedicação de todos os colaboradores durante 2019. Que tenhamos muito trabalho e motivos para celebrar no próximo ano.” 

Compartilhe: