Ir para conteúdo

Notícias

Acadêmicos da FIESC visitam o ICI

Grupo de pós-graduandos do MBI em Smart Cities conhece os projetos Muralha Digital e Saúde Já Curitiba

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu na última quinta-feira (05) um grupo de alunos do MBI em Smart Cities da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Acompanhados por integrantes do iCities, os estudantes conheceram os projetos Muralha Digital e Saúde Já Curitiba, serviços desenvolvidos pelo Instituto para a Prefeitura de Curitiba.

Durante o encontro, o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, agradeceu a presença dos visitantes e falou sobre a atuação do Instituto: “Há 25 anos nós temos a missão de entregar soluções tecnológicas para acompanhar os municípios nesta jornada das cidades inteligentes. O espectro de uma cidade inteligente é muito árduo e o ICI se dedica a um pedaço que é o da tecnologia.”

Segundo o CEO do iCities, Beto Marcelino, o objetivo do encontro foi proporcionar uma imersão aos acadêmicos no ecossistema de cidades inteligentes da capital paranaense. “Essa visita é importante pela experiência que o Instituto tem em projetos de cidades inteligentes com a Prefeitura de Curitiba”, comenta. “Para eles, é válido conhecer in loco como são desenvolvidas as soluções que são referências para o Brasil todo e geram a transformação digital da cidade”, completa.

O presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC, Jean Vogel, agradeceu a receptividade e destacou a importância do assunto para a indústria: “Uma cidade inteligente é uma plataforma melhor para desenvolver pessoas e negócios. Isso inclui as indústrias, que passam a ter um ambiente mais propício para o seu desenvolvimento, seja por questões de tecnologia, inovação ou aos talentos.”

Jean aproveitou a oportunidade para convidar o ICI para compor a banca avaliadora dos projetos desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação, que serão apresentados em dezembro.

Com carga horária de 360 horas, a pós-graduação oferecida em conjunto com o UniSENAI é inédita no país. A especialização visa formar profissionais para gerenciar a elaboração e implantação de projetos para cidades inteligentes, realizar análise de oportunidades e necessidades, e criar estratégias de desenvolvimento e aplicação de tecnologia.