Ir para conteúdo

Agendamento da perícia médica é novo serviço do Portal do Servidor

Sistema foi desenvolvido pelo ICI
Sistema foi desenvolvido pelo ICI

A partir desta segunda-feira (29), dia do aniversário de Curitiba, os servidores da prefeitura municipal passam a contar com um novo serviço no Portal do Servidor. Todos os atendimentos da Perícia Médica relacionados à vida funcional passam a ser agendados pelo Portal. O serviço foi desenvolvido pela equipe de Sistemas de Recursos Humanos do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). 

O acesso será feito de forma simples. O servidor deverá estar logado, ou seja, informar seu CPF e sua senha, para acessar o novo serviço. Depois é só digitar na busca ou pesquisar na lista de serviços por “Perícia Médica – Agendamento para atendimento presencial”. O sistema reconhecerá o servidor e isso facilitará o agendamento.

Na avaliação do diretor do Departamento de Saúde Ocupacional, Guilherme Graziani, a nova forma de agendamento trará facilidade aos servidores que precisarem do atendimento e otimizará o trabalho da equipe da Perícia. “Também vamos evitar a aglomeração de servidores neste momento tão desafiador que vivemos devido à pandemia. Com o agendamento, será possível controlar a presença de pessoas, que estarão distribuídas ao longo do dia. Estamos buscando, de forma contínua, meios de aprimorar o atendimento que oferecemos aos nossos servidores municipais”, declara Graziani.

Nos primeiros dias do serviço de agendamento ainda será possível atender aqueles que comparecerem à Perícia Médica sem marcar. A partir do dia 12 de abril, o agendamento prévio será obrigatório a todos.

O que pode ser agendado

Dentre os serviços que podem ser agendados estão os atendimentos relativos às licenças para tratamento de saúde, comunicação de acidente de trabalho (CAT), perícia externa, inclusão, exclusão e liberação de medicamentos para pacientes amparados pelas leis 8.786/1995 e 15.152/2017, avaliação de atestado retroativo, solicitação de cópia de documentos.

Em todos os casos em que o servidor tiver que apresentar atestado médico, deve observar se o documento está de acordo com as normas da Perícia Médica.

O atestado deve ser emitido em formulário que identifique o serviço que o atendeu (unidade de saúde, clínica, hospital) com endereço e telefone e deverá conter o nome do servidor, o CID (Código Internacional da Doença), prazo sugerido para o afastamento e a assinatura e carimbo do profissional que o atendeu.

Quando o agendamento for para exame médico pericial para licença para tratamento de saúde de familiar, no dia e horário agendado, o servidor deverá comparecer com o familiar que precisa do acompanhamento.

Neste caso, o atestado será no nome do paciente que necessita de cuidados, deverá ter o CID da doença, o nome da pessoa que vai cuidar e a natureza dos cuidados recomendados pelo médico assistente.

Atendimento seguro

Devido à pandemia pelo novo coronavírus, o Departamento de Saúde Ocupacional tem buscado formas de adequar o atendimento da Perícia, para que ele seja feito de forma segura tanto para os que trabalham no setor quanto para os servidores da Prefeitura de Curitiba de forma geral, que precisam do suporte da equipe da Perícia Médica.

Desde julho de 2020, quem trabalha na Prefeitura de Curitiba já conta com a possibilidade de utilizar o serviço Perícia Médica - Atendimento on-line para encaminhar os atestados de saúde devido a quadros gripais, covid-19 e os que têm patologias graves estabelecidas pelo Ministério da Saúde em função da pandemia decorrente do novo coronavírus.

De acordo com o Protocolo Sanitário em vigor e que é definido periodicamente pela Secretaria Municipal da Saúde, outros ajustes na forma de atendimento vêm sendo feitos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe: