Ir para conteúdo

Aplicativo desenvolvido pelo ICI é lançado durante Smart City Expo Curitiba 2019

Prefeito Rafael Greca visita mesa interativa do...
Prefeito Rafael Greca visita mesa interativa do ICI (Foto: Daniel Castellano/SMCS)
Prefeito Rafael Greca visita mesa interativa do ICI (Foto: SMCS)
ICI expõe soluções no Smart Plaza no Vale do Pinhão
Dyonata Ramos apresenta pitch do ICI
Visitantes da Smart City Expo vêm ao ICI
ICI recebe visitantes do congresso
Prefeito Rafael Greca visita mesa interativa do ICI (Foto: SMCS)
ICI expõe soluções no Smart Plaza no Vale do Pinhão
Dyonata Ramos apresenta pitch do ICI
Visitantes da Smart City Expo vêm ao ICI
ICI recebe visitantes do congresso

O maior evento de cidades inteligentes apresentou, durante dois dias, tendências da área de tecnologia, e contou com representantes de cidades de todo o país e de 25 cidades do exterior. Realizado pela segunda vez em Curitiba, o Smart City Expo 2019 contou com palestras de startups locais, exposições de soluções para cidades inteligentes e congresso com especialistas nacionais e internacionais.

Para essa edição, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu uma mesa interativa que mostrava algumas das soluções tecnológicas criadas pelo Instituto e utilizadas pela Prefeitura de Curitiba. “Algumas foram desenvolvidas especialmente para a cidade, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, contou o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini.

Durante o evento, o coordenador de projetos do ICI, Dyonata Laitener Ramos, falou sobre nove eixos que englobam as cidades inteligentes e quais deles são explorados pelo Instituto. “Uma cidade inteligente deve se estruturar com base em um planejamento e uma análise de seu desenvolvimento”, comentou.

Novos aplicativos


Um dos momentos mais aguardados do evento foi o lançamento do Curitiba App, aplicativo desenvolvido pelo ICI em parceria com a Agência Curitiba e com a Secretaria Municipal da Comunicação Social. O prefeito Rafael Greca esteve presente para o anúncio oficial e agradeceu a parceria que a prefeitura vem mantendo com o ICI. A ferramenta consolida todos os aplicativos da prefeitura da cidade, como o Nota Curitibana, Curitiba 156 e o Saúde Já, que teve atualização para a versão 4.0.

Com o Curitiba App, os usuários podem acessar os mais de 600 serviços do município, como os relacionados à cultura, habitação, assistência social, entre outros.

O assessor de Mercado do ICI, Amilto Francisquevis, explica que a ferramenta é equipada também com uma área destinada a notícias. “É uma forma de manter o cidadão por dentro dos assuntos relacionados à prefeitura e dos eventos promovidos pela administração da cidade”, conta. Simples e de fácil acesso, o aplicativo permite ao usuário navegar por meio de um mecanismo de busca. “O desenvolvimento do aplicativo vai ao encontro dos conceitos existentes no Vale do Pinhão e é baseado nas necessidades da população por serviços eficientes”, acrescentou Francisquevis.

Com maior interação entre cidadão e prefeitura, o aplicativo eleva os envolvidos a um novo nível de conectividade e de aproximação, com a centralização dos principais serviços públicos em um único local. Disponível em iOS e Android, o aplicativo conta ainda com a opção de ativar notificações sobre assuntos de maior interesse. Por ser “leve”, não precisa de rede Wi-Fi para funcionar, o que permite acesso de grande parte da população.

Outra novidade apresentada foi o aplicativo Nota Curitibana, que incentiva o contribuinte a pedir Nota Fiscal no setor de serviços. Também desenvolvido pelo ICI, está disponível, por enquanto, na versão Android. Mário Nakatani, coordenador de projetos da Secretaria de Finanças, disse que o cidadão pode contar com uma série de funcionalidades: atualização de dados cadastrais, indicação de entidades que ganharão prêmios, consulta de créditos para abatimento no IPTU etc. Com o aplicativo, a expectativa é aumentar o número de participantes do programa, bem como o número de notas emitidas. Nakatani também agradeceu o apoio do ICI no desenvolvimento da solução.

Visita ao ICI


Como atividade da exposição, o evento disponibilizou um ônibus para que os visitantes conhecessem alguns locais que integram o ecossistema de inovação de Curitiba. O ICI foi um dos pontos de visita, recebendo pessoas de diferentes nacionalidades e interesses, como estudantes, empresários e gestores públicos.

 

Compartilhe: