Ir para conteúdo

App Curitiba 156 agora permite solicitações por reconhecimento de imagem

Curitiba 156 agora tem funcionalidade de...
Curitiba 156 agora tem funcionalidade de reconhecimento de imagem

A partir de uma fotografia de celular e a aplicação da tecnologia de reconhecimento de imagens, o cidadão pode agora abrir solicitações ou fazer doações de móveis ou eletrodomésticos pelo aplicativo Curitiba 156. A nova versão do app já está disponível e pode ser baixada gratuitamente pela Google Play ou na App Store.

Dos elementos reconhecidos por imagem estão árvores, buracos em ruas ou calçadas, carros, lixo, postes de iluminação, semáforos e peças de mobiliário, como armários e sofás.

“A novidade faz parte do processo de melhoria e evolução do aplicativo de serviços que caiu no gosto da população”, afirma o coordenador de Atendimento ao Cidadão do ICI, Ozires de Oliveira.

O cidadão tira foto do elemento desejado e o sistema do aplicativo analisa a imagem e reconhece o tema, sugerindo um para que usuário faça o registro do pedido. Junto à imagem aparece o percentual de conformidade. A partir daí, o usuário seleciona a categoria e encaminha a solicitação.

“O percentual corresponde à correlação existente entre a imagem e o assunto desejado”, explica Oliveira.

Em fotografias de objetos a serem doados, para encaminhamento pela Fundação de Ação Social (FAS) às pessoas em situação de vulnerabilidade, após o registro da imagem aparecem as categorias Eletro e Móveis. Ao selecionar a opção, é aberta uma lista com subcategorias entre móveis e eletrodomésticos, na qual a pessoa pode ainda marcar quantas peças deseja doar.

Recorde de acessos

Colocado em operação em 29 de março deste ano, no aniversário da cidade, o Curitiba 156 já superou a barreira de 2 milhões de interações.

Até 30 de novembro, foram feitos 2.147.864 registros via aplicativo.

No ranking das cinco informações mais pedidas estão horários de ônibus, itinerários de ônibus, saldo de cartão-transporte, Fala Curitiba, consulta por trajeto de ônibus. Entre os cinco principais pedidos por serviços, a coleta de resíduos encabeça a lista, seguida por demandas por iluminação pública, trânsito, pavimentação e retirada de árvores.

O aplicativo Curitiba 156 conta com 49.046 usuários ativos, número correspondente às pessoas que fizeram download do app para smartphones nas versões Android ou iOS.

Fonte: Prefeitura de Curitiba/PR e ICI

Compartilhe: