Ir para conteúdo

Notícias

App Saúde Já Curitiba passa a oferecer resultados de exames laboratoriais

Novidade é mais uma melhoria desenvolvida pelo ICI para a Prefeitura de Curitiba (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Quem tem o aplicativo Saúde Já Curitiba instalado em seu celular já pode aproveitar mais uma funcionalidade: o resultado de exames laboratoriais realizados na rede pública. A nova facilidade oferecida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Para ter acesso, as pessoas devem atualizar o app nas lojas virtuais do sistema Android ou IOS, e ter cadastrado login e senha pelo e-Cidadão.

“O app Saúde Já se tornou o principal meio de comunicação da SMS com o usuário do SUS Curitibano. Gradualmente, estamos aperfeiçoando nosso sistema e incluindo novos serviços para facilitar a vida das pessoas”, conta a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Mensalmente, o Laboratório Municipal de Curitiba (LMC) realiza cerca de 650 mil exames a partir de amostras biológicas (sangue, urina, fezes e secreções). São 144 diferentes tipos de exames executados pelo LMC.

Solicitados e coletados nas Unidades de Saúde, UPAs e hospitais da SMS, anteriormente era necessário ir até o serviço de saúde para ter acesso aos resultados. Agora, basta acessar o aplicativo e clicar na aba Exames. Quem tem dificuldades com a tecnologia, continua podendo retirar os exames impressos nas unidades da SMS.

“Realizamos mais de 30 mil análises por dia, garantindo a qualidade e a rapidez dos resultados. A maioria dos exames é entregue no mesmo dia em que o material biológico é recebido pelo nosso laboratório”, diz a diretora do LMC, Tamara Cristina Matzembacher Panizza. “Assim que o resultado estiver disponível no sistema, já será automaticamente liberado para o usuário no aplicativo”, explica.

A agilidade proporcionada por mais essa inovação facilita o acesso das pessoas a um panorama global de sua situação de saúde, que pode ser valiosa em momentos de urgência e emergência, por exemplo, sem a necessidade de ter à mão os exames impressos.

Para o gerente de Sistemas de Saúde do ICI, Jefferson Vachowicz, a disponibilização da funcionalidade é mais uma importante inovação do Instituto: “É extremamente gratificante para toda a equipe ampliar ainda mais os benefícios e comodidades oferecidos aos cidadãos de Curitiba. Estamos constantemente aprimorando a experiência dos usuários dos serviços de saúde, por meio de iniciativas inovadoras.”

*Com informações da Prefeitura de Curitiba.