Ir para conteúdo

Atendimento especializado da Setran chega a 43 mil contatos em menos de seis meses

Cidadão conta com atendimento telefônico em...
Cidadão conta com atendimento telefônico em horário diferenciado.

O atendimento especializado da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba chegou à marca de 43.636 contatos, desde que sua operacionalização passou a ser realizada na Central 156. Os números referem-se ao período de 19 de abril a 30 de setembro deste ano, atingindo média de 266 contatos diários. 

Para o coordenador de Atendimento ao Cidadão do ICI, Ozires Pereira de Oliveira, o resultado é expressivo. “Alcançar este número consolida a transição do serviço e demonstra a vocação da Central 156 em lidar com demandas específicas e de maior complexidade”, comenta.

“Para o cidadão, uma das principais vantagens é contar com o atendimento telefônico em horário de funcionamento diferenciado em relação ao atendimento presencial da Setran. O cidadão que não pode comparecer pessoalmente no órgão pode receber as mesmas informações com mais comodidade por telefone”, explica Ozires.

Já para a Superintendência de Trânsito, o atendimento feito pela Central 156 permite concentrar o trabalho nas atividades do órgão e contar com ferramentas de planejamento e dados que antes não eram contabilizados com exatidão. “Agradecemos imensamente todos os envolvidos do ICI que puderam transformar uma boa ideia em realidade, melhorando o suporte  e aliviando a carga da Gerência de Atendimento da Setran no atendimento aos usuários”, comenta Solange Rodrigues, da Unidade de Atendimento e Processamento do órgão. “Hoje não conseguimos pensar a rotina de trabalho sem os serviços da Central 156”, completa. 

Apesar do atendimento na Central 156 ter iniciado em meados de abril, o planejamento para migração das informações dos serviços de trânsito para a Central 156 começou em novembro de 2017. Primeiramente, gestores da Coordenação de Atendimento ao Cidadão visitaram a Setran para realizar um diagnóstico preliminar e conhecer o funcionamento do serviço. 

Então, foi elaborado um plano de trabalho para que a migração fosse efetivada. Como parte do processo, 19 colaboradores da área de Atendimento ao Cidadão do ICI passaram por 12h de capacitação, quando receberam manuais de instrução para repasse de informações e de manuseio dos sistemas de apoio.

Após a migração, os atendentes da Central 156 contaram com o auxílio de profissionais da Setran durante 60 dias. “Este processo foi fundamental para garantir o encaminhamento satisfatório das demandas apresentadas”, conta Ozires. 

Principais demandas 

De 19 de abril a 30 de setembro foram repassadas 13.647 informações aos cidadãos que ligaram para o atendimento especializado da Setran. Neste período, a informação mais repassada foi referente a multas, que atingiu 9.827 registros, 72% do total. Em segundo lugar, informações referentes a Estar, com 1.072 registros, 7,85%. 

Em relação aos serviços mais solicitados, que são os que exigem uma ação por parte do órgão público, foram abertos 2.421 protocolos. Em primeiro lugar, os mais solicitados foram os serviços de fiscalização de trânsito, com 1.686 pedidos, 69,64% do total. Em segundo, semáforos, com 153 solicitações abertas, 6,31%.

Para usar o atendimento especializado da Setran, o cidadão deve ligar no número 156 e selecionar a opção 6 dentro do horário das 8h30 às 17h, em dias úteis. Para ligações de fora de Curitiba, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone (41) 3350-6468. 

Após as 17h, a Central 156 recebe e encaminha as solicitações de fiscalização de veículos estacionados irregularmente, semáforos apagados e outras informações básicas da Superintendência de Trânsito.

 

Compartilhe: