Ir para conteúdo

Notícias

Automação garante agilidade aos processos internos de fluxo escolar

Colaboradora Vanessa acompanha o lançamento do Sisfluxo (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Mais agilidade e confiabilidade nos dados do fluxo escolar dos estudantes da rede municipal de ensino, em tempo real. Essa é a função do novo Sistema de Fluxo Escolar – SisFluxo, lançado nesta segunda-feira (8/8) pelo prefeito Rafael Greca.

“Este é mais um passo para atender curitibinhas e suas famílias. A necessidade de abertura de novas turmas, a capacidade da rede, o número de servidores necessários em cada escola, tudo isso fica mais rápido e fácil de ser controlado com essa nova ferramenta tecnológica”, anunciou o prefeito.

O sistema foi desenvolvido por equipes das secretarias da Educação e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A novidade torna configuráveis os processos de fluxo para as 185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o dimensionamento de turmas, a projeção de recursos humanos necessários.

A automação dos fluxos – que antes dependiam de e-mails e do Sistema Único do Protocolo (SUP) da Prefeitura – integra o plano de governo 2021-2024. Surgiu da necessidade de melhoria da organização administrativa interna da Secretaria Municipal da Educação para a distribuição de turmas e seu dimensionamento, em razão do número de estudantes, do espaço físico, de necessidade de recursos humanos e demais ações de logística para o funcionamento de cada escola ou CMEI.

“É a união da educação com a tecnologia da informação para melhor servir à população”, comentou o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira.

“Curitiba merece esta inovação e desta maneira podemos entender melhor a nossa demanda a cada momento”, pontuou a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Treinamento interno

O funcionamento do SisFluxo foi apresentado aos servidores da Educação durante uma reunião de trabalho no dia 1º de agosto, com a participação da secretária e dos superintendentes Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo).

Para o diretor do Departamento de Planejamento, Estrutura e Informações, Adriano Guzzoni, o novo sistema permite um trabalho mais organizado. “Não precisamos rastrear onde está determinado e-mail com informações ou telefonar em busca de detalhes. Os dados estarão todos diretamente no SisFluxo”, explicou.

Vanessa Silva, responsável pelo desenvolvimento do SisFluxo no ICI, destacou benefícios como agilidade e visualização do histórico de tramitação e configuração das atividades de fluxo e aviso de atividade pendente, entre outros.

“Foram mais de 1,5 mil horas de trabalho para desenvolver o SisFluxo, com apoio da TI, o que nos garante a confiabilidade dos dados”, disse a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich.

Fonte: Prefeitura de Curitiba