Na última terça-feira (22), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) realizou a integração da base de dados única da Prefeitura de Curitiba, o e-Cidadão, ao sistema da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A plataforma tem mais de 1,4 milhão de cadastros e integra diferentes serviços municipais, reunindo 37 aplicações utilizadas pelos curitibanos.
“Essa é mais uma entrega importante do ICI para garantir eficiência e inovação à Prefeitura de Curitiba e aos cidadãos que usufruem dos serviços municipais. Ambos ganham em segurança, transparência e confiabilidade das informações cadastrais com a integração”, comenta o diretor de Sistemas e Inovação do ICI, Hendrik Darony Fokkens.
Com a mudança, sempre que o cidadão fizer o seu cadastro no e-Cidadão, o sistema dará um alerta caso existam erros no preenchimento ou utilização indevida das informações pessoais.
O cadastro só será completado se os dados registrados, tais como CPF válido, nome civil completo, data de nascimento, estiverem compatíveis com os da Receita. Outros campos, como sexo e nome da mãe, se exigidos no sistema que utiliza o e-Cidadão, terão alertas para que o usuário corrija.
“O trabalho que realizamos para a prefeitura envolveu muitos desafios pessoais e tecnológicos, mas também nos trouxe muita satisfação porque foi dado um passo importante na evolução da solução de cadastro único. Conseguimos entregar um resultado de qualidade, que contribui para melhorar a vida dos curitibanos e atender às suas necessidades”, conta o coordenador do projeto e-Cidadão no ICI, Eduardo Ordine.
A partir de um convênio entre a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), responsável pela base de cadastro da Receita Federal, a integração garantirá ao e-Cidadão um sistema com dados confiáveis, chancelados pela Receita.
“Estamos permanentemente em busca de mecanismos que tornem mais seguro o e-Cidadão, sempre atendendo a Lei Geral de Proteção de Dados”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Curitiba, Antônio Carlos Pires Rebello.
Os cidadãos que tiverem dúvidas poderão atualizar o seu cadastro diretamente junto à Receita Federal. Dúvidas sobre o e-Cidadão podem ser registradas pela Central 156.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba