Ir para conteúdo

Cadastro para vagas em creches agora é feito pela internet

Equipe do ICI e da SME no lançamento do portal
Equipe do ICI e da SME no lançamento do portal

As famílias curitibanas que precisam de vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) já podem fazer o cadastro das crianças via internet. O portal Cadastro Online – Registro de Intenção de Vagas foi lançado na sexta-feira (11), no Salão Brasil da Prefeitura, pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Desenvolvido pelo ICI, o novo portal é responsivo, isto é, pode ser acessado via computador, tablets ou smartphones. O cidadão poderá cadastrar crianças de zero a três anos e indicar CMEIs. Depois, a partir de critérios técnicos, as vagas serão distribuídas e os cidadãos convocados para apresentar os documentos que comprovam as informações registradas.

Durante o evento, o prefeito destacou que esta é mais uma inovação promovida por Curitiba, “a cidade das ideias”. “Aqui brilha uma grande luz, a luz dos direitos das crianças”, disse Greca.

A secretária Maria Sílvia comentou que o objetivo do portal é facilitar e agilizar o processo de solicitação de vagas. “O responsável pode escolher CMEIs próximos de casa ou do trabalho, conforme preferir. E será necessário o CPF da criança, o que impedirá duplicidades”, explicou.

Além de simplificar o processo para a população, que só precisa entrar no portal e preencher os dados, esse sistema também contribui com o trabalho das diretoras das escolas. Até agora, as informações sobre as condições socioeconômicas da criança de zero a três anos e do seu responsável eram inseridas no Sistema de Gestão Escolar (GED) e depois validadas por representantes do conselho do CMEI, por meio de visitas ao domicílio da família.

Com o cadastro, a própria família irá comprovar sua situação por meio de documentos que deverão ser apresentados para a matrícula. A prioridade é para crianças com deficiência, famílias em situações de vulnerabilidade e com menor renda.

Caso a pessoa não disponha de computador ou smartphone, pode ir a um CMEI ou Núcleo Regional da Educação, nas Ruas da Cidadania, que um servidor fará o cadastro.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba/PR

Compartilhe: