Ir para conteúdo

Notícias

Cartão Qualidade: há 23 anos ao lado do servidor de Curitiba

Cartão possibilita desde identificação funcional a crédito consignado

Em 8 de julho, o Cartão Qualidade chegou ao seu  23º aniversário. Criado para ser um cartão único, por meio do qual o cidadão teria acesso a diversos serviços da administração municipal, o serviço gerenciado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) evoluiu ao longo do tempo. Novas funcionalidades foram incorporadas, a tecnologia aperfeiçoada, benefícios e  público ampliados.

Essas mudanças levaram o cartão inteligente da Prefeitura de Curitiba a se tornar um importante aliado do servidor público municipal na realização de tarefas da rotina administrativa, como identificação funcional, controle de frequência e controle de acesso. Além disso, passou a ser um importante instrumento para aquisição de bens e serviços por meio do crédito consignado, que representa um adiantamento salarial, disponibilizado aos servidores.

Somente neste ano, já foram realizadas mais de 700 mil transações com o Cartão Qualidade, ultrapassando 23 milhões de operações ao longo de sua história. “Essa é uma modalidade de benefício que valoriza o servidor”, explica a supervisora do Cartão Qualidade, Ana Paula Ferraz Krueger. “O seu caráter social e econômico beneficia os clientes e o comércio em diferentes momentos”, destaca.

Modernização do serviço

Em 2010, o Cartão Qualidade passou por sua principal mudança, pois iniciou a evolução tecnológica do sistema e das máquinas, garantindo o funcionamento da solução de forma online para todos os usuários.

A principal vantagem foi que o servidor passou a contar, sempre no dia 21 de cada mês, com a margem liberada automaticamente, sem a necessidade de entrar em fila para fazer isso.

A modernização do serviço continuou nos anos seguintes, com o desenvolvimento do portal e do aplicativo mobile, disponível para Android e iOS, facilitando o acesso às principais informações do serviço, como saldo, extrato e redes conveniadas.

Nesse processo de modernização, os servidores também passaram a contar com um espaço requalificado para atendimento presencial no edifício Delta. “A revitalização do ambiente com troca de mobiliário e melhorias no processo de atendimento trouxe mais conforto ao servidor”, conta Ana Paula.

Compras em rede conveniada

Atualmente, o Cartão Qualidade é aceito como meio de pagamento em mais de 1.600 estabelecimentos distribuídos em estados de todas as regiões do Brasil. São mais de 20 segmentos disponíveis ao cliente, como mercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros.

“Seguimos com o propósito de ofertar um produto cada vez mais moderno e estratégico para a administração pública e seus servidores”, conclui a supervisora.