Ir para conteúdo

Central 156 de Osasco atinge 3 milhões de atendimentos

Serviço operacionalizado pelo ICI funciona desde...
Serviço operacionalizado pelo ICI funciona desde 2011 no município

Este mês, a Central 156 de Osasco totalizou 3 milhões de atendimentos desde o início de suas atividades, em 2011. Desenvolvido e operacionalizado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o serviço é considerado o principal canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura de Osasco, município de São Paulo que soma cerca de 700 mil habitantes.

O gerente de projetos do ICI em Osasco, André Moro, explica que semanalmente são realizados em média 10 mil atendimentos. “Além do telefônico, a Central também realiza atendimentos por chat, WhatsApp e e-mail, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Os processos são 100% informatizados e integrados às secretarias municipais”, diz o gerente.

Pela Central 156, o cidadão pode fazer a solicitação de serviços, obter informações, enviar sugestões, fazer reclamações ou mesmo realizar agendamentos para atendimento em órgãos da prefeitura. Manutenção da iluminação pública, poda de árvore e coleta de entulho são os serviços com maior volume de solicitações. Além das demandas e informações, por meio do canal o cidadão pode atualizar informações de programas sociais, entrada do Seguro Desemprego e retirada de carteira de trabalho.

No segundo semestre de 2020, a Central 156 também lançou um aplicativo para smartphones, onde além de obter informações, o cidadão pode solicitar os principais serviços disponíveis. “Hoje, o aplicativo já responde por 20% de todas as demandas de serviços municipais, um número significativo pelo tempo de funcionamento”, informa Moro.

Covid-19

Recentemente, a Prefeitura de Osasco iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus, voltada aos idosos. Os agendamentos são feitos pela Central 156, que, além de agendar, orienta a população sobre medidas de cuidado e prevenção. O gerente de projetos conta: “Já foram realizados mais de mil agendamentos de vacina e o número deve crescer cada vez mais.” 

Compartilhe: