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Central 156 de Osasco ganha aplicativo mobile

Aplicativo está disponível gratuitamente para...
Aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS

O Brasil é o terceiro colocado no ranking dos países que passam mais tempo em aplicativos, com média de 3 horas e 45 minutos conectados, de acordo com o relatório “Estado do Mundo Móvel 2020”, divulgado pela consultoria App Annie no início do ano. De olho nessa tendência mobile, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu um aplicativo para a Central 156 de Osasco, disponível para Android e iOS.

Poda de árvores, tapa-buraco, coleta de entulho, limpeza de bueiros, entre outros serviços agora podem ser solicitados para a prefeitura da cidade via app. De acordo com o gerente de projetos do ICI em Osasco, André Moro, nesta primeira versão do aplicativo, foi disponibilizada para o público a possibilidade de abertura de solicitações de 17 tipos diferentes de serviços. “Esses serviços juntos concentram 70% da demanda de solicitações abertas na Central 156”, conta Moro.

Osasco conta com a central de atendimento desde 2011 e o aplicativo é mais um serviço entregue pelo ICI para o município. “O app comprova que o ICI promove o desenvolvimento de soluções com impacto social e o fortalecimento da administração pública por meio da tecnologia para a melhoria da prestação de seus serviços à sociedade”, comenta o gerente de projetos.

Com a nova ferramenta gratuita, a prefeitura garante mais agilidade e facilidade de acesso aos serviços públicos pelos cidadãos. Além disso, possibilita aos gestores municipais uma visão completa para resolução das demandas da cidade. Moro complementa: “Colocar os serviços municipais ao alcance de todos via smartphone é um passo fundamental no esforço do ICI para tornar as cidades mais inteligentes.”

O novo canal de atendimento, assim como o contato via telefone, chat e e-mail, funciona 24 horas, 7 dias por semana, inclusive aos domingos e feriados.

Aumento no número de atendimentos

A pandemia da Covid-19 influenciou a operação da Central 156 em Osasco: foi registrado um salto de 33% no volume de atendimentos prestados à população. O serviço, que antes recebia em média 27 mil chamados por mês, viu o número aumentar para 36 mil.

Um dos principais motivos é a mudança no formato de atendimento. Demandas que antes eram realizadas presencialmente, conforme procura espontânea da população, passaram a ser realizadas por meio da Central 156. Moro explica que, para essa nova realidade, o ICI fez as adaptações necessárias nos sistemas. “Organizamos tudo para que as mudanças acontecessem da forma mais tranquila, tanto para a equipe de atendimento da Central, quanto para a população.”

Campanha de orientação

Outro importante trabalho realizado em Osasco foram as campanhas de orientação para a população durante a pandemia. Desde o início, a Central 156 realizou mais de 80 mil ligações para orientar a população sobre os decretos municipais de funcionamento do comércio e serviços, informar sobre medidas de prevenção e combate ao coronavírus e realizar campanhas de divulgação de medidas de ajuda para a população mais vulnerável economicamente.

 

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