Ir para conteúdo

Notícias

Central 156 é tema de tribuna livre da Câmara Municipal de Curitiba

Serviço completou 40 anos de funcionamento e ganhou destaque na casa legislativa (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Na quarta-feira (07), dia em que celebrou 40 anos de funcionamento, a Central 156 esteve mais uma vez em pauta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Desta vez, em sessão plenária, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o serviço operacionalizado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desde 1999 teve seu momento na tribuna livre, espaço democrático de debates da Câmara.

Por iniciativa do vereador João da 5 Irmãos, o gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira, foi convidado para expor aos parlamentares o trabalho da Central 156. “Hoje é um dia emblemático para nós que trabalhamos com atendimento ao cidadão. Temos a oportunidade de, nesta Casa de Leis, apresentar um pouco do nosso trabalho na Central 156”, comentou Ozires.

Durante sua fala, o gerente destacou a evolução tecnológica do serviço e os principais resultados de 2023, como o recorde de 12,9 milhões de atendimentos, a taxa de resolutividade de 93,42%, a taxa de execução de serviços de 90,41%, o percentual de interações por canais de atendimento e dados por região da cidade.

Ele ainda lembrou a integração que o Sistema 156 possui com o Sistema de Proposições Legislativas (SPL), possibilitando o registro de demandas por parte dos vereadores e direcionamento dos pedidos à Prefeitura de Curitiba. “A Central 156 democratiza o acesso aos serviços públicos e a Câmara tem uma participação importante nesse processo de transformação das cidades”, explicou.

Após a fala na tribuna, Ozires ainda respondeu questionamentos dos vereadores participantes da sessão sobre processos relacionadosao serviço, como anonimato, sigilo e proteção dos dados dos usuários.

Presenças

Pelo ICI, também estiveram presentes na sessão o diretor-presidente, Mauricio Pimentel, a coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Marilise Gois, os supervisores da área, Eduardo Del Secchi e Tatiane Santos, a teleatendente Monica Ribeiro Machado e o analista da Gerência de Operações, Edison Leite.