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Central 156 lança novo portal de atendimento ao cidadão

Plataforma ganha novas funcionalidades e...
Plataforma ganha novas funcionalidades e melhorias na usabilidade

Está no ar o novo portal de atendimento ao cidadão da Central 156 da Prefeitura de Curitiba. Mais moderna e intuitiva, a plataforma desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) conta com várias mudanças em usabilidade e funcionalidades, como a integração com o sistema e-Cidadão, reformulação no processo de abertura e acompanhamento dos pedidos e  interação com o chat integrado.

Para o presidente em exercício do ICI, Marcelo José de Araújo Prado, a entrega é mais uma importante demonstração da qualidade dos serviços prestados pelo Instituto. “Nosso objetivo é impulsionar os serviços públicos, evoluindo as soluções tecnológicas e gerando melhoria na vida das pessoas”, diz Marcelo.

O coordenador do projeto, Luiz Carlos Mega Junior, explica a metodologia utilizada no redesenvolvimento do site, que faz parte do projeto Evolução SIAC 156. “Iniciamos com o levantamento dos principais requisitos e prototipação do portal. No entanto, antes da etapa de prototipação foi realizado um trabalho para identificar as principais dificuldades dos usuários no antigo portal e trazer melhorias de usabilidade para a nova solução,” conta.

Segundo Mega, a mudança de autenticação no portal com integração ao e-Cidadão foi uma das alterações que permitiu saneamento da base de dados e vantagens para o cidadão. “Os principais benefícios são a centralização dos seus dados cadastrais e a autenticação única, que permite navegar por vários portais da PMC com a mesma identificação”, relata.

A nova versão do site também conta com novidades no processo de abertura e gerenciamento dos pedidos realizados pelo munícipe. O coordenador de Atendimento ao Cidadão, Flavio dos Santos, comenta que agora o cidadão pode abrir todos os tipos de pedidos pelo portal, o que antes era limitado somente a solicitações. “O usuário pode manifestar diferentes tipos de pedidos, como elogios, sugestões, denúncias e reclamações”. Além disso, os cidadãos podem gerenciar seus protocolos com três maneiras de exibição: Lista, Cards ou Mapa.

“Estamos dando mais um passo para modernização da plataforma de atendimento ao cidadão, levando ainda mais comodidade para a população registrar seus pedidos à Prefeitura de Curitiba”, destaca Flavio.

Evolução e facilidade

Uma evolução que já estava presente no aplicativo Curitiba 156 e que também foi desenvolvida no portal é para o serviço de iluminação pública. Agora, o cidadão pode escolher o poste no mapa para solicitar o serviço, o que traz mais rapidez e praticidade para o processo de abertura de protocolo de manutenção de luminárias.

Outra facilidade para o usuário é com relação ao chat integrado ao portal. A nova interface flutuante do canal de atendimento permite que o cidadão navegue pelo portal enquanto interage com o atendente, minimizando problemas de conexão.

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