Ir para conteúdo

Notícias

Central Saúde Já Curitiba possui alto índice de satisfação entre usuários

Solução tecnológica utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi desenvolvida pelo ICI (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A Central Saúde Já Curitiba (3350-9000) atingiu, nesta terça-feira (07), mais de 180 mil atendimentos desde que foram ampliados os serviços por ela ofertados, em abril de 2023. A maioria dos curitibanos que responderam à pesquisa de satisfação feita pelo aplicativo Saúde Já deram nota 4,74 para o atendimento médico, sendo que a nota máxima é 5.

“Muito feliz em ter o reconhecimento da população sobre um serviço inovador que colocamos à disposição dos curitibanos. Ampliar o acesso à saúde de qualidade é nossa meta e a pesquisa mostra que estamos no caminho certo”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

As pessoas que buscam orientações ou atendimento de saúde pela Central podem avaliar o serviço no aplicativo. Depois de realizado o atendimento, é enviada apesquisa de satisfação, que pode ser respondida no próprio App Saúde já.

Entre abril e outubro deste ano, 9.422 pessoas avaliaram o atendimento recebido na Central Saúde Já. Cerca de 400 pacientes avaliaram o atendimento médico, responsável por consultas por telefone ou vídeo, e atribuíram nota 4,74 ao serviço.

A grande maioria dos usuários avaliou o atendimento da enfermagem, que é responsável pela primeira abordagem telefônica e a classificação de risco, além de orientações gerais de saúde e consulta de enfermagem. Foram 5.612 avaliações ao trabalho executado pelos profissionais de enfermagem.

Desde que foi criada, em março de 2020, a Central Saúde Já realizou 883,5 mil atendimentos. No início, o objetivo era orientar a população sobre os riscos da covid-19 e evitar que as pessoas saíssem de casa desnecessariamente, sem, no entanto, limitar o acesso aos serviços de saúde.

Aos poucos, foram sendo incluídos novos serviços à população por meio da Central, até chegar à consolidação da oferta de consultas médicas e de enfermagem por telefone e vídeo. O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) participou dos dois momentos, tanto da montagem e adaptação das soluções de saúde para o funcionamento da Central quanto do processo de melhoria.

Para o Gerente de Sistemas de Saúde do ICI, Jefferson Vachowicz, o bom retorno que o serviço teve junto à população é motivo de celebração. “Nós ficamos profundamente honrados e orgulhosos em saber que as soluções do ICI estão contribuindo para melhorar a vida das pessoas.Especialmente quando recebem feedback positivo dos cidadãos que utilizam os serviços da cidade baseados nas tecnologias e na inovação desenvolvidas pelo Instituto”, comenta.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba