Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

Colaboradores do ICI encaram desafio

O ICI oferece aos seus colaboradores aulas de ginástica laboral

Quarta-feira (28) é o Dia do Desafio, cujo tema deste ano é Esporte por uma comunidade ativa, e que reúne 3.483 cidades participantes entre 22 países nas Américas. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. A "adversária" de Curitiba (1.797.408 habitantes) este ano será a mexicana Guadalajara (1.600.940).

No ano passado, Curitiba, então com 1.587.315 habitantes, teve a participação de 1.137.459 pessoas de todas as idades, num percentual de 71,66%. A capital paranaense venceu a cidade colombiana de Medellín, com 2.223.000 habitantes e 720.000 participantes - 32,39%. No ICI, a atividade física será uma aula especial de ginástica laboral, com 15 minutos de duração. A coordenação estará a cargo do Núcleo de Planejamento Institucional e Responsabilidade Social, RH e Cipa.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Nesse desafio, os grandes vencedores são os cidadãos, que, além de exercitarem o corpo, praticam integração social, criatividade, liderança e espírito comunitário.

Princípios Básicos para a Realização do Dia do Desafio:

- Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, sem qualquer restrição de idade, condição social ou habilidade.

- Envolvimento - as idéias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!

- Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é o principal objetivo.

- Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

- Benefícios Para A Comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis, onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

- Benefícios para a saúde - as pessoas que se exercitam combatem o estresse, a obesidade, o tabagismo, a hipertensão arterial, são mais alegres e tomam atitudes positivas perante a vida e o trabalho.

Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: ICI/Sesc-SP