Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

Com portal desenvolvido pelo ICI, Curitiba se posiciona entre as cidades mais transparentes do estado

Capital paranaense ficou na quarta colocação no ranking geral, de acordo com o ITP 2021

Segundo o Índice de Transparência da Administração Pública 2021 (ITP 2021), divulgado no início de fevereiro pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Curitiba foi eleita, entre as grandes cidades, a mais transparente do Paraná, e ficou na quarta colocação do ranking geral. Ao todo, foram analisados os portais da transparência dos 399 municípios do estado, bem como a forma como os dados relativos à transparência administrativa e financeira são disponibilizados e atualizados para a população.

Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o portal da transparência de Curitiba foi criado em 2009 como forma de atender a lei complementar nº 131. Ao longo dos anos, foi mantido e evoluído em conjunto com a prefeitura da cidade.

O coordenador de Portais e Tecnologia do ICI, Luciano Cardoso, responsável pelo projeto, conta que o desafio do último ano era melhorar a classificação do portal no ranking do Tribunal de Contas do Estado: "Foram realizadas diversas melhorias de usabilidade, acessibilidade e funcionalidades, sempre utilizando como referência os indicadores do Tribunal. Entre as principais melhorias de prestação de contas, o Instituto, em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e demais secretarias da prefeitura, aperfeiçoou o extrato de empenhos, patrimônio, dados dos funcionários públicos, obras e contratos.”

Também foram implantadas novas teclas de acessibilidade para pessoas com deficiência, criados novos ícones sobre saúde e educação, e o portal agora conta com glossário, manual do usuário e mapa do site.

Segundo Cardoso, o maior desafio da solução estava relacionado ao grande volume de dados processados com alto desempenho. Em um ano, a cidade conseguiu melhorar os indicadores em 30%, passando de 69,3% para 99,33%. Na análise realizada para a classificação do índice, o portal de Curitiba foi reconhecido pela usabilidade, que levou em conta se o site era intuitivo e bem organizado.

“Para obter esse resultado, o apoio entre as equipes de atendimento, banco de dados, Meta 4, SGP e Portais foi fundamental”, celebra o coordenador.