Segundo o Índice de Transparência da Administração Pública 2021 (ITP 2021), divulgado no início de fevereiro pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Curitiba foi eleita, entre as grandes cidades, a mais transparente do Paraná, e ficou na quarta colocação do ranking geral. Ao todo, foram analisados os portais da transparência dos 399 municípios do estado, bem como a forma como os dados relativos à transparência administrativa e financeira são disponibilizados e atualizados para a população.
Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o portal da transparência de Curitiba foi criado em 2009 como forma de atender a lei complementar nº 131. Ao longo dos anos, foi mantido e evoluído em conjunto com a prefeitura da cidade.
O coordenador de Portais e Tecnologia do ICI, Luciano Cardoso, responsável pelo projeto, conta que o desafio do último ano era melhorar a classificação do portal no ranking do Tribunal de Contas do Estado: "Foram realizadas diversas melhorias de usabilidade, acessibilidade e funcionalidades, sempre utilizando como referência os indicadores do Tribunal. Entre as principais melhorias de prestação de contas, o Instituto, em parceria com a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e demais secretarias da prefeitura, aperfeiçoou o extrato de empenhos, patrimônio, dados dos funcionários públicos, obras e contratos.”
Também foram implantadas novas teclas de acessibilidade para pessoas com deficiência, criados novos ícones sobre saúde e educação, e o portal agora conta com glossário, manual do usuário e mapa do site.
Segundo Cardoso, o maior desafio da solução estava relacionado ao grande volume de dados processados com alto desempenho. Em um ano, a cidade conseguiu melhorar os indicadores em 30%, passando de 69,3% para 99,33%. Na análise realizada para a classificação do índice, o portal de Curitiba foi reconhecido pela usabilidade, que levou em conta se o site era intuitivo e bem organizado.
“Para obter esse resultado, o apoio entre as equipes de atendimento, banco de dados, Meta 4, SGP e Portais foi fundamental”, celebra o coordenador.