Na última quarta-feira (13), Curitiba foi eleita a cidade brasileira campeã no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, levantamento feito pela Conexis Brasil Digital e pela consultoria Teleco. O resultado foi anunciado durante o Painel Telebrasil Summit 2023, em Brasília, evento que reuniu as principais lideranças do setor de telecomunicações do Brasil, dos setores público e privado.
“O futuro se constrói no presente. Este prêmio é um reconhecimento de que a cidade já experimenta o futuro que começamos a criar anos atrás e que hoje é modelo para outros municípios”, destacou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
O estudo avaliou 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes em relação à oferta de serviços inteligentes à disposição do cidadão e usados pela gestão municipal nas áreas de Mobilidade Urbana, Governança, Saúde, Educação e Meio Ambiente.
“O ranking avalia a existência e o grau de utilização de serviços inteligentes nas cidades. A infraestrutura de telecomunicações é a base para a disponibilização desse atendimento para a população, beneficiando o cidadão com serviços públicos eficientes e que facilitam a sua vida”, explicou o coordenador de Infraestrutura da Conexis, Diogo Della Torres.
Serviços inteligentes em Curitiba
De acordo com o levantamento, Curitiba possui 21 dos 27 serviços inteligentes pesquisados. Nesta 6ª edição do ranking, a capital paranaense subiu cinco posições em relação ao levantamento do ano passado, alcançando o 1º lugar.
Entre os serviços inteligentes que Curitiba oferta à sua população, destaca-se uma gama de soluções desenvolvidas pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), principal parceiro tecnológico do município.
“Esse reconhecimento ao município de Curitiba comprova a nossa solidez no desenvolvimento de soluções e projetos tecnológicos que contribuem significativamente com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das cidades. Quando isso acontece, nos deixa muito honrados e com cada vez mais vontade de colocar em prática aquilo que temos em nosso DNA, a inovação”, comenta o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel.
Confira as soluções avaliadas:
Mobilidade Urbana
O acompanhamento dos horários, rotas e itinerários de ônibus e seu deslocamento em tempo real pelo aplicativo Curitiba 156.
Governança digital (e-gov)
Os novos aplicativos – como o Curitiba 156 e Curitiba App – e sites, como o da Secretaria de Finanças, que facilitaram a solicitação online de serviços – como certidões, alvarás e outros documentos – consulta de débitos e emissão de boletos, participação no programa Nota Curitibana;
Os portais Guia Curitiba e Curitiba em Movimento simplificaram o acesso e matrículas em atividades culturais, de esporte e lazer ofertadas pelo município;
O site do Instituto Municipal de Turismo (IMT) oferta todas as informações para quem visitar a capital paranaense.
A integração digital de serviços acelerou processos da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e acelerou a abertura de empresas, que atualmente é de 2 horas, em média;
A base de dados e-Cidadão, que permite ao curitibano o acesso a serviços digitais da Prefeitura de Curitiba, de forma segura e simples.
Educação
O cadastro das crianças que vão entrar na rede municipal de ensino é feito online.
Saúde
O pioneirismo no prontuário eletrônico integrado, o lançamento do aplicativo Saúde Já Curitiba e da Central Saúde Já permitiram ao cidadão acessar atendimentos, consultas e outros serviços do SUS Curitibano sem sair de casa;
O app Saúde Já permite o agendamento de atendimento com a enfermagem e com a Odontologia nas Unidades de Saúde, a confirmação de exames e consultas especializadas e o acesso à carteira vacinal digital;
Pela Central, já são mais de 800 mil teleatendimentos com profissionais da Saúde, em teleconsultas e videochamadas.
Segurança, Meio Ambiente e Governança
A Muralha Digital com suas 1,9 mil câmeras instaladas em diversos pontos da cidade e integradas ao CCO reduziram em 40% a criminalidade onde estão dispostas.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba