Ir para conteúdo

Notícias

Comitivas conhecem soluções desenvolvidas pelo ICI

Além do ICI, grupos visitarão outras iniciativas da capital paranaense

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu nesta terça-feira (22) a comitiva iCities, formada por prefeitos, secretários e empresários de diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Nova Lima (MG), Palmas (TO) e Cachoeiro de Itapemirim (ES). O grupo veio até a organização para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto para gestão pública.

Alexandre Amorim, diretor-presidente do Instituto, iniciou o encontro agradecendo o interesse da comitiva em conhecer o ICI: “Nossa essência como organização social é justamente promover essa troca de experiências e de conhecimento com a sociedade. Para nós é gratificante ter esse momento com esse grupo.” Além de uma apresentação institucional, a comitiva conheceu mais sobre o Centro de Controle Operacional da Muralha Digital e a Central 156.

De acordo com Eduardo Filipe Mazzarolo Marques, diretor de estratégia do iCities, hub de negócios e soluções em cidades inteligentes, a comitiva é como uma extensão do Smart City Expo Curitiba, um dos maiores eventos de cidades inteligentes que discute tecnologias para cidades, inovação e negócios disruptivos. “Exploramos com os nossos membros o que a capital paranaense tem de conceito de cidade inteligente na prática, e por isso viemos ao Instituto. Gostamos muito de conhecer mais o trabalho realizado, principalmente as novidades do projeto Muralha Digital.“
Além do ICI, o grupo irá visitar o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a Fab lab, a Fazenda Urbana da cidade, e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), e participará do Smart City Expo Curitiba.

Frente Nacional dos Prefeitos 

Na manhã desta terça-feira, o ICI também recebeu a visita de representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana (FNMU) e de delegações da Itália e da Espanha. O grupo está em Curitiba para participar da 82ª Reunião Geral da FNP, da 109ª reunião do FNMU e do Smart City Expo Curitiba. 

Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, que trouxe o grupo ao Instituto, comenta que “a expectativa com a visita é de compartilhar experiências sobre a evolução das cidades no que se refere à mobilidade urbana e segurança. Podemos no futuro fazer termos de cooperação entre as cidades via Frente Nacional de Prefeitos, para evoluirmos o nosso sistema."

A comitiva também conheceu as soluções desenvolvidas pelo Instituto e pode ver de perto o funcionamento da Central 156 e do Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Curitiba, o projeto Muralha Digital.