Ir para conteúdo

Notícias

Criador de sites da prefeitura completa um ano

Prefeitura lança portal, que marca avanços na área de Direitos Humanos. Curitiba, 08/12/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Há um ano, o ICI entregava mais uma solução para a gestão pública: um criador de sites para a Prefeitura de Curitiba. A ferramenta foi criada com o intuito de facilitar a criação e padronização dos portais municipais. Dessa forma, o processo tornou-se mais eficiente, pois eliminou as complexidades de solicitação e criação individuais de novos sites.

A coordenadora do projeto no ICI, Janaina de Lurdes Iedowski, explica sobre as vantagens da ferramenta: “Esse recurso proporciona a flexibilidade necessária para que cada site adote um formato único, exibindo apenas as informações relevantes para o assunto em questão, tornando o processo de criação fácil, dinâmico e autônomo.”

Desde seu lançamento, em 27 de novembro de 2022, a ferramenta foi utilizada na criação de 27 sites, e há outros em construção. Além das secretarias municipais, o recurso também foi empregado na produção de sites de ocasiões especiais de Curitiba, como as comemorações dos 330 anos da capital e a programação de Natal. 

A ferramenta também é responsável por modernizar sites já existentes.“Estamos em um processo contínuo de migração de portais antigos, os quais foram desenvolvidos com tecnologias já obsoletas. Esse esforço visa proporcionar mais modernidade, informação e uniformidade aos portais municipais, alinhando-os às atuais tendências tecnológicas e garantindo uma experiência mais avançada e consistente para os usuários”, comenta Janaina. 

Ela acrescenta que as equipes responsáveis pelo projeto reúnem-se constantemente para pensar em maneiras de aprimorar a ferramenta. “Durante esses encontros, o foco é integrar novas soluções e analisar os dados obtidos para determinar a necessidade de aplicar melhorias na experiência do usuário”, conclui.