Ir para conteúdo

Notícias

Curitiba completa 329 anos nesta terça-feira

Confira o trabalho realizado pelo ICI para a capital paranaense. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Reconhecida nacional e internacionalmente, Curitiba completa nesta terça-feira (29) 329 anos. Fundada em 29 de março de 1693, a capital paranaense, com cerca de dois milhões de habitantes, segue sendo referência em infraestrutura urbana e qualidade de vida.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Amorim, nas últimas duas décadas, Curitiba tem trilhado o caminho em parceria com o ICI para ser cada vez mais inteligente. "Temos orgulho em contribuir para grandes títulos nacionais e internacionais da cidade. São mais de 20 anos atuando em parceria com a prefeitura e realizando centenas de serviços que beneficiam a administração pública e principalmente os cidadãos", celebra Amorim.

A atuação do Instituto no município vai desde o desenvolvimento e manutenção de softwares, passando pelo parque de hardware, conectividade, até a inovação de serviços e ferramentas. Nesse cenário, segundo Amorim, destacam-se o sistema de Saúde e o aplicativo Saúde Já, ganhador do Latam Smart City Awards 2018 e importante ferramenta durante a pandemia da covid-19; os aplicativos Curitiba 156 e Curitiba App, essenciais para os curitibanos; e o mais recente projeto em parceria com a Guarda Municipal, o Muralha Digital, composto por um Centro de Controle Operacional com tecnologia de ponta e com o que há de mais moderno no ramo de videomonitoramento.

"Temos orgulho em dizer que todas essas soluções foram desenvolvidas em conjunto com o ICI. Buscamos sempre atrelar nossa expertise em tendências de mercado, inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) às necessidades do município. E ainda temos muito a agregar, seguindo sempre o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades. Para nós, é uma satisfação contribuir para manter Curitiba na vanguarda no uso de tecnologia para a entrega de serviços municipais”, diz o diretor-presidente.