Ir para conteúdo

Notícias

Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do Brasil

Amorim (à esq.) acompanha prefeito e demais gestores na entrega dos troféus concedidos a Curitiba (Foto: Renato Prospero/SMCS)

Nesta terça-feira (04), Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. O anúncio foi feito durante a abertura do Connected Smart Cities & Mobility, em São Paulo, considerado um dos maiores eventos de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.

O prêmio foi recebido pelo prefeito da cidade, Rafael Greca, que declarou: “Em Curitiba, inovação é um processo social. A cidade só é inteligente quando melhora e facilita a vida das pessoas.”

O diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim, acompanhou o evento e a entrega dos troféus. “É um orgulho imenso participar desse momento. Um reconhecimento nacional, que reforça o compromisso e a qualidade do trabalho do Instituto na prestação de serviços que envolvem tecnologia e inovação para Curitiba”, comenta.

A capital paranaense já havia liderado o ranking em 2018, passando para o terceiro lugar nas três últimas edições. Neste ano, Curitiba mais uma vez é a primeira colocada, superando Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Além do primeiro lugar no ranking geral, a cidade foi destaque na Região Sul e entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Ainda, conquistou a primeira colocação no eixo Empreendedorismo e a segunda em Tecnologia e Inovação.

Sobre o ranking

O estudo do Connected Smart Cities avalia cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Além de Amorim e do prefeito, participaram da premiação: Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário de Administração, Gestão de Pessoal e TI; Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs; Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; e Lucas Navarro de Souza, assessor de Articulação Política da Prefeitura.

Evento nacional

O evento Connected Smart Cities & Mobility propõe o debate de iniciativas para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, reunindo empresas e entidades dos setores público e privado.

O ICI marca presença nas atividades com a participação do diretor de Sistemas e Inovação, Mauricio Pimentel, no painel Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas.

Com informações da Prefeitura de Curitiba