Ir para conteúdo

Curitiba ganha prêmio de governança e tecnologia

O prefeito Gustavo Fruet recebe o prêmio...
O prefeito Gustavo Fruet recebe o prêmio Connected Smart Cities 2015 Foto: Divulgação

O prefeito Gustavo Fruet recebeu na última segunda-feira (3), em São Paulo, o prêmio Connected Smart Cities 2015 de cidade com melhor governança, atribuído a Curitiba por um estudo que envolveu 700 cidades brasileiras. Na classificação geral, Curitiba ficou em quinto lugar, considerando 11 indicadores utilizados para definir as cidades mais inteligentes: Segurança, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo, Mobilidade, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Urbanismo.

Promovido pela revista Exame e pela consultoria Urban Systems, o prêmio é um reconhecimento às cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, de acordo com seus projetos urbanos sustentáveis, que utilizam novas tecnologias e inovação.

“Desde que assumimos a Prefeitura em 2013, temos implementado uma série de ações de aprimoramento da gestão, transparência, participação da sociedade e evolução dos servidores. Ficamos honrados com essa colocação no ranking do Connected Smart Cities – o que só confirma o sucesso da nossa política administrativa”, destacou o prefeito.

Iniciativas de governança

No final de 2014, a Prefeitura de Curitiba deu um passo importante para ampliar a transparência na gestão pública municipal, com a regulamentação da Política de Dados Abertos do Município. A ação simplificou a disponibilização de dados para que qualquer interessado possa utilizá-los sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

No início de julho, a Prefeitura lançou o Portal Aprendere. Desenvolvido pelo ICI, o site é focado na capacitação dos servidores municipais de Curitiba e oferece cursos à distância com ênfase em governança.

De acordo com Fruet, iniciativas como essas  ajudam a concretizar a estrutura de planejamento e desenvolvimento urbano da capital paranaense.

Inteligência em TI

A Prefeitura de Curitiba conta com serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do ICI. Desde 1998 o Instituto é responsável pelo desenvolvimento e implantação de soluções de TIC que abrangem tanto os serviços prestados pela gestão municipal ao cidadão quanto os processos administrativos internos.

“É um orgulho para o ICI ser parte dessa trajetória de sucesso da Prefeitura de Curitiba. Diariamente o Instituto contribui com os avanços da administração pública curitibana com serviços e produtos que se tornaram essenciais para o município, como a Central 156, o sistema de Gestão Tributária e o acesso à internet wi-fi nas escolas”, aponta o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta. “Junto com a Prefeitura, o ICI vem evoluindo seus processos para alcançar o mais alto patamar de qualidade em seus serviços, o que certamente se reflete na conquista de reconhecimentos como o prêmio Connected Smart Cities 2015”, complementa.

Com informações da Prefeitura de Curitiba/SMCS

Compartilhe: