O Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima) completa dois anos de efetiva utilização pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), da Prefeitura de Curitiba. Desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) para a Secretaria, o Sima passou de um sistema de registro de informações para uma ferramenta gerencial importante no trabalho do Departamento de Pesquisa e Monitoramento da Secretaria.
A avaliação é de Dayse Cristina Senna, diretora do Departamento que atende todo o processo de licenciamento e fiscalização ambiental do Município. Atuando nessa área desde 1989, Dayse conta que a criação do sistema surgiu da necessidade de gerenciamento das informações cadastrais de áreas verdes.
"O aplicativo criado não atendia efetivamente as nossas necessidades", diz ela. A diretora conta que havia a necessidade de emissão de relatórios, registro dos processos de fiscalização e integração com o sistema da Central 156, pela qual muitas das solicitações à SMMA são feitas. "Além disso, o sistema era lento e pesado, não permitindo o acesso simultâneo de vários usuários", afirma.
Para atender essas necessidades, o Sima passou por uma completa reestruturação. Segundo o analista responsável, Everson Novka, todo o sistema foi aprimorado. "As rotinas do sistema foram reescritas, o que melhorou a performance da aplicação", afirma. "Antes, uma pesquisa de 1.500 solicitações levava dois minutos para ser concluída. Agora conseguimos buscar 1.600 registros em 700 milésimos de segundo."
Hoje, o Sima possui cerca de 170 usuários e, segundo o analista, tem capacidade para aumentar esse número. "O sistema está muito mais ágil", afirma Dayse. Segundo ela, o Sima está com melhor performance em tráfego de dados remotos e permite o uso simultâneo de cerca de 70 usuários.
Everson Novka considera o Sima um sistema "inteligente, com regras claras e de fácil usabilidade". "O que era apenas um repositório de dados, que só cadastrava e emitia licenças, hoje acompanha todo o trâmite das solicitações feitas na Secretaria", explica.
A integração com a Central 156 agilizou o processo de atendimento das solicitações. O Sima traz todas as solicitações recebidas pela Central. "A resposta registrada vai automaticamente para o 156", explica Novka.
Outra integração que será feita é com o Sistema de Produção Vegetal, em desenvolvimento no ICI. Para cada corte de árvore liberado e/ou construção permitida, é emitido um termo de compromisso que estabelece a doação de mudas de árvore para o Horto Municipal.
"A integração entre os sistemas vai garantir o controle das mudas de árvores que chegam ao Horto e que sejam feitas as doações especificadas no termo", afirma o analista. "É mais uma forma de gerenciamento que será garantida à Secretaria".
Plano de ação
Com o crescimento e aprimoramento do Sistema, foi identificada a necessidade de os gestores conhecerem mais a fundo as informações registradas. Para isso, foi desenvolvida, como prova de conceito, uma aplicação que traz os indicadores de desempenho do Sima. Feita pela equipe da Coordenação de Gestão e Informações Estratégicas, do ICI, utilizando ferramentas de Business Intelligence, a aplicação permite visualizar todos os indicadores referentes ao trabalho do Departamento.
"Essa aplicação tem por objetivo transformar dados brutos em conhecimento", explica o coordenador Carlos Pessoa. "Podemos cruzar todas as informações contidas no Sima e traçar gráficos por regional e solicitação", diz. "Também é possível acompanhar o trabalho por mapas temáticos, distribuídos geograficamente por bairros."
Novos módulos
Dayse Senna diz que o Departamento de Pesquisa e Monitoramento tem novos projetos para o Sima. "Queremos a criação de novos módulos, como Fiscalização e Notificação on-line", diz. O analista Everson Novka explica que esses módulos funcionariam com um computador de mão. "Os fiscais terão acesso ao Sima no momento da vistoria, podendo ver o histórico do lugar pela indicação fiscal ou pelo endereço", afirma. "Isso permitirá o registro no Sistema da notificação e/ou autuação no momento em que elas foram feitas". "Nós enviamos algumas notificações por carta, que nem sempre são recebidas", diz a diretora. "Com a emissão do documento na hora da fiscalização isso será evitado", afirma.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI