Ir para conteúdo

Demandas pelo aplicativo Curitiba 156 superam chat no início de abril

O aplicativo está disponível nas plataformas...
O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS

Na primeira semana deste mês, a soma das demandas por informações e serviços pelo aplicativo 156 foram quase três vezes maiores às feitas via chat para a Central de Atendimento ao Cidadão. Do dia 1.º ao dia 7, foram 4.002 registros pelo Curitiba 156 via smartphones - 506 solicitações de serviços e 3.496 buscas por informações. Enquanto pelo chat, em igual período, foram 1.404 registros - 940 solicitações de serviços e 464 pedidos por informações. 

“A expectativa de utilização do aplicativo se confirma, pois o Curitiba 156 encurta o caminho entre o cidadão e a prefeitura, agilizando o serviço e dando maior autonomia ao usuário”, observa o coordenador do serviço de Atendimento ao Cidadão, Ozires de Oliveira.

As buscas por itinerários (1.609), horários de ônibus (457) e saldo de cartões transporte (397) lideraram as demandas por informações pelo aplicativo neste começo de abril. Dos pedidos por serviços, via aplicativo, em primeiro lugar figurou a iluminação pública (183), seguido de pavimentação (67), coleta de resíduos (61), passeio/calçadas (56) e trânsito (47).

Pedidos via telefone ainda lideram as demandas à Central 156. Na primeira semana de abril foram 16.616, tendo sido 7.370 pedidos por informações e 9.246 solicitações por serviços feitas pelo telefone da Central. De acordo com o coordenador, a tendência é a da migração para o aplicativo, tendo em vista a possibilidade de anexar imagens e outras facilidades do Curitiba 156. "Quando o usuário cadastra imagens em ocorrências como a de fiscalização de trânsito, por exemplo, o órgão consegue fazer uma análise prévia da situação e responder com agilidade às demandas", explica Oliveira.

Lançado no dia 29 de março pelo prefeto Rafael Greca, o aplicativo está disponível nas versões Android e iOS, para baixar pela Play Store do Google ou na App Store. Nas lojas virtuais, o interessado pode baixar somente o Curitiba 156 ou o aplicativo Curitiba App, pelo qual pode também acessar os aplicativos Saúde Já, de agendamento de consultas, e o do programa Nota Curitibana. Os serviços são gratuitos.

O Curitiba 156 dá acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nos quais pode definir pedidos específicos e até anexar fotos. O usuário tem ainda acesso a horários e itinerários de ônibus em tempo real, aos endereços dos equipamentos públicos guiados por georreferenciamento e pode também agendar doações de roupas ou eletrodomésticos à Fundação de Ação Social (FAS), entre outras facilidades.

O serviço de abordagem social é o único, entre os serviços do aplicativo, sem a opção de anexar fotos, para resguardar a identidade das pessoas atendidas.

O aplicativo conta ainda com uma lista de telefones úteis para o acionamento da Prefeitura de Curitiba, Guarda Municipal e Defesa Civil, do Samu e da Ouvidoria Municipal da Saúde, das polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e  Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Copel e da Sanepar, do INSS e da Receita Federal, do Disque Denúncia para Tráfico de Drogas, do Disque Denúncia para Violência contra a Mulher e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Cadastro

Se o usuário já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não possui cadastro, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados.

No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe: