Ir para conteúdo

Notícias

Diretores do ICI participam de eventos sobre Smart Cities no TJPR e na UniCuritiba

Amorim participa de debate sobre "smart cities" no TJPR

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) marcou presença este mês em dois encontros sobre Smart Cities. Nesta quarta-feira (28), o diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim, participou de evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Ateliê de Inovação e do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos.

Em sua fala, Amorim destacou a atuação do Instituto no desenvolvimento de soluções integradas ao Poder Judiciário, como é o caso do Justiça no Bairro e o e-GPJ, que facilitam o  processo de trabalho de procuradores e o atendimento a cidadãos. Ele ainda abordou os desafios da análise de cenários com curadoria de dados e uso de Inteligência Artificial: “O dado é o novo petróleo. Esses dados podem servir para elaboração de políticas públicas, novas formas de intervenção do poder público para o cidadão, devolvendo a informação de forma matricial.”

O evento contou com a palestra Smart Cities, Inovação e Direitos Humanos, ministrada pelo advogado e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo Kanayama, além de debate com a presença de Amorim, do diretor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Munhoz da Rocha Lacerda, e do diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Leandro Victorino de Moura.

Para conferir a participação do ICI no evento que foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJPR no Youtube, clique aqui.

Painel na UniCuritiba

No último dia 21, o diretor de Sistemas e Inovação, Mauricio Pimentel, participou do painel Smart Cities: Desafios para o Século XXI, promovido pela UniCuritiba.

Na ocasião, Pimentel apresentou as inovações do Instituto e a forma como a tecnologia pode conectar o poder público e os cidadãos de maneira efetiva, levando em consideração a vida nas cidades e as tendências de investimentos em inovação.

O evento também contou com a presença de Sérgio Czajkowski, professor da UniCuritiba e pesquisador na área de cidades inteligentes, e de Karen Ferreira, coordenadora geral das Escolas de Comunicação, Arquitetura e Design da universidade.