Ir para conteúdo

Notícias

Em parceria com Ecocidadão, ICI vai receber lixo eletrônico

Parceria com a Associar contribui com a renda de famílias do Parolin (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A partir desta sexta-feira (2), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) passa a ser um ponto de recolhimento de lixo eletrônico em Curitiba. A ação é fruto de uma parceria formalizada nesta manhã com a associação Associar Recicle Mais, que integra o programa Ecocidadão da prefeitura.

Todas as primeiras sextas-feiras do mês, às 17h, o caminhão da associação estará no estacionamento do Instituto para coletar o resíduo gerado no local, que é de cerca de 500 quilogramas por mês, e do que for levado pelos colaboradores.

Inicialmente, a ação foi estendida aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Para o diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim, trata-se de um grande passo do Instituto na questão da sustentabilidade e do compromisso com a sociedade. “Cuidamos dos equipamentos de hardware quando eles estão em uso pelo município, não podemos deixar de dar a destinação correta a estes materiais e fortalecer, com a parceria, a cadeia produtiva da reciclagem e a organização que faz esse trabalho tão relevante”, comenta.

Responsabilidade social

A iniciativa de responsabilidade social e ESG (sigla em inglês que significa Meio Ambiente, Social e Governança) está sendo conduzida pela equipe da Diretoria Jurídica e Compliance do ICI. Segundo a colaboradora Alexsandra Vogado, que organizou a ação, o material gerado pelo Instituto já era coletado por uma empresa parceira, mas havia a necessidade de entender e se responsabilizar por todas as etapas do processo.

“Fomos apresentados ao programa Ecocidadão e percebemos que seria uma parceria perfeita, com a destinação correta e a geração de renda para as famílias que dependem da reciclagem”, explica Alexsandra.

De acordo com a presidente da Associar, Marta de Queiroz, o barracão da associação, que fica no Parolin, abriga 19 famílias e provê o sustento de cerca de 100 pessoas. “Toda a renda dos nossos trabalhadores vem do material que recebemos para separação e venda, por isso parcerias como esta são tão importantes”, comenta.

Todo mundo pode aderir

O programa Ecocidadão da Prefeitura de Curitiba conta com 40 associações contratadas para fazer o recebimento, separação e venda de materiais recicláveis. O trabalho envolve cerca de 700 pessoas, em diversas regionais da cidade. Além do produto da coleta seletiva (Lixo Que Não É Lixo), empresas e condomínios podem estabelecer parcerias e entregar este tipo de resíduo.

Interessados, podem procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conta a gerente de Educação Ambiental, Leila Maria Zem. “Além da ponte entre os interessados e a associação, a equipe promove o trabalho de sensibilização ambiental, falando sobre os tipos de materiais e a importância de reduzir o uso dos aterros sanitários”, conta.

Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3350-9212 ou e-mail educacaoambientalsmma@curitiba.pr.gov.br. A lista e endereços das associações pode ser conferida também no site da Prefeitura.

Presenças

Participaram da assinatura do termo de cooperação o diretor Jurídico e Compliance do ICI, Alexandre Scolari; o diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo José de Araújo Prado; e a advogada e Encarregada de Dados (DPO) no Instituto, Caroline Chandoha. Equipes da gerência de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, da Associar e do ICI também acompanharam a ação.

Fonte: Prefeitura de Curitiba