Ir para conteúdo

Notícias

Em visita ao ICI, empresa japonesa apresenta aplicativo de prevenção ao crime

Solução apresentada durante a visita cria, automaticamente, rotas eficazes para a patrulha de guardas e policiais

Na última quarta-feira (26), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu a visita da Singular Pertubations, empresa japonesa com sede em Tóquio que desenvolve soluções com foco na redução da criminalidade nas grandes cidades, representada pelo gerente de negócios, Ryuji Tokiwagi e pelo diretor técnico Keisuke Nishitani. 

A ferramenta apresentada durante a visita foi um aplicativo de prevenção do crime, que tem como objetivo criar rotas eficazes para a patrulha de guardas e policiais. O sistema utiliza Inteligência Artificial de alta precisão e velocidade para gerar instantaneamente os caminhos de ronda. 

A coordenadora de projetos do ICI Alana Sdroievski Gonçalves, responsável pelo projeto do Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal, comenta que a implementação da solução é interessante para “garantir mais eficácia e otimização das ações tomadas, além de permitir a redução de custo e tempo por parte dos órgãos de segurança.”

Rogério Mendes Pereira Junior, da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado, comenta sobre a importância do encontro: "Para nós, é fundamental saber como o mercado está atuando e as soluções que estão surgindo. A ferramenta apresentada pela empresa, visando à segurança pública, vai ao encontro do propósito do ICI de melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades."

O aplicativo foi apresentado também para representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (SMDT), para viabilizar uma prova de conceito com a Guarda Municipal de Curitiba ainda este ano.