Esta semana, duas turmas de cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas vieram à sede do ICI, a fim de conhecer mais sobre o Instituto e seus serviços. Alunos do 2º ano do Colégio Estadual Professor Guido Straube, de Curitiba, estiveram na terça-feira (26) no Instituto. Na quarta (27), foi a vez da turma do Centro Estadual de Educação Profissional, de Fazenda Rio Grande.
Durante os encontros, o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, falou sobre seu histórico profissional e a importância do estudo para uma carreira bem consolidada. “Ter feito um curso técnico antes da universidade fez toda a diferença para mim. Por isso, eu acredito no ensino técnico profissionalizante e valorizo isso”, declarou o presidente. “Não estudem para atingir a média, o mundo está cheio de pessoas nota 7. Tentem sempre ser alunos nota 10”, incentivou.
Os estudantes participaram de palestras e conversas com colaboradores, que falaram sobre o trabalho desenvolvido no Instituto e deram dicas sobre planejamento de carreira. As turmas também fizeram uma visita guiada pelas instalações do ICI.
Pedro Vinícius Zanata, de 16 anos, foi um dos participantes. Ele está no 2º ano do Ensino Médio Técnico do Centro Estadual de Educação Profissional, e se mostrou muito satisfeito com a vivência: “Foi uma das melhores visitas, senão a melhor, que tivemos desde o primeiro ano. Deu para tirar muitas dúvidas e ver o que realmente quero fazer. A experiência foi boa porque todo mundo passa por esse dilema de qual carreira escolher. Pretendo seguir a de Ciência da Computação, pois as apresentações me fizeram perceber que essa talvez seja a área do futuro.”
O aluno ainda demonstrou surpresa com a quantidade de atividades e a organização do Instituto. “O ICI é muito diversificado, foi surpreendente saber a quantidade de soluções e de horas de trabalho, assim vejo o empenho que cada pessoa aqui tem. Gostei da maneira como vocês lidam com as pessoas e colegas de trabalho”, concluiu.
A professora Roberta Garcia Muniz, do Colégio Estadual Professor Guido Straube, agradeceu a oportunidade de trazer sua turma e destacou a importância da atividade: “Foi uma oportunidade de favorecer os nossos estudantes, transpor os marcos teóricos do dia a dia escolar para uma vivência prática fundamental no processo ensino-aprendizagem.”
Além de Pimentel, participaram das atividades o diretor de Sistemas e Inovação, Hendrik Fokkens, os analistas de sistemas Daniel Avanzi e Luy Santana,o analista de Comunicação Gilberto Stori Junior, e a analista de Gestão de Pessoas, Flávia Oliveira da Silva.