Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

Grupo interinstitucional de pesquisadores universitários conhece o ICI

Professores e alunos da PUCPR, UFPR e LSE visitaram a operação da Muralha Digital

O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu na terça-feira (16) um grupo formado por professores e alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da London School of Economics and Political Science (LSE). Os visitantes formam uma equipe de pesquisadores com afinidade temática em estudos sobre tecnologia, espaço e sociedade.

“O objetivo foi conhecer o ICI e a Muralha Digital para entender como se estabelecem as relações entre o Instituto e a Prefeitura Municipal de Curitiba a partir dos serviços prestados”, comenta Carolina Batista Israel, professora de Geografia da UFPR e coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles. “Ficamos bem impressionados com o grau de desenvolvimento técnico que existe no Instituto. Sobretudo porque esse serviço da Muralha Digital tem ganhado notoriedade nos meios de comunicação”, completa.

Ela explica que, por conta da relevância das ferramentas tecnológicas e seu papel desempenhado na administração pública, o grupo busca entender o processo de desenvolvimento para contribuir com a disponibilização de informações de pesquisas para a sociedade e para o próprio ICI.

“Buscamos saber como as tecnologias são pensadas, seu funcionamento do ponto de vista técnico e sua participação nas dinâmicas urbanas quando elas são instaladas e operadas pelas municipalidades”, declara a professora. “Faremos a sistematização dessas informações que tivemos durante a visita e devolveremos isso para a sociedade por meio de artigos e palestras, e também para o ICI e prefeitura, com pesquisas acadêmicas que apontam caminhos de boas práticas no emprego dessas tecnologias na gestão urbana”, acrescenta.

Carolina ainda agradece o suporte prestado pela equipe do ICI: “Tivemos uma abertura muito grande e um acolhimento por meio do diálogo, com acesso aos espaços e às informações. Isso demonstra o compromisso e a disposição do Instituto em dialogar com a sociedade de forma geral.”

Além da professora, o grupo de pesquisadores é formado pelo professor Rodrigo Firmino, os alunos de mestrado da PUCPR Henrique Kramer e Júlia Abad, e o aluno de pós-doutorado da LSE Gabriel Pereira. Pelo ICI, participaram do encontro o diretor-presidente, Mauricio Pimentel, a coordenadora do projeto Muralha Digital, Alana Sdroievski, e Flavio dos Santos, da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado.