Ir para conteúdo

Notícias

ICI celebra parceria com associação de Portugal

A entidade de direito privado, sem fins lucrativos, possui sede em Lisboa

Na semana passada, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) assinou termo de cooperação técnica com o Projecto 2037, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Lisboa, Portugal. O objetivo é a colaboração em missões internacionais para o desenvolvimento, produção e comercialização de soluções para a gestão pública.

O Projecto 2037 visa antecipar como a ciência e a tecnologia influenciarão o futuro das relações entre cidadãos, empresas e administração pública. Para isso, a associação promove e apoia projetos de investigação científica de formação e de prestação de serviços de diferentes áreas do conhecimento, como digitalização, cidades inteligentes, mobilidade, energias renováveis, longevidade, ambiente, ciências da vida, nanotecnologia, inteligência artificial e realidade aumentada.

O diretor-presidente do ICI, Alexandre Amorim, vê na parceria uma grande oportunidade para expansão de mercado do Instituto. “Esta iniciativa possibilita que desbravemos novos territórios e desafios, ampliando nossa atuação”, comenta. “Nosso planejamento busca conectar as tecnologias e os serviços do Instituto com outros órgãos e entidades, públicas ou privadas, em nível nacional e internacional”, explica.

Para o CEO do Projecto 2037, Luís Boto, o início da parceria é motivo de alegria e satisfação, o primeiro passo de um caminho de grandes expectativas. “Este acordo pode levar ambas as entidades a um patamar superior, pois permitirá não só trazer para a Europa soluções já desenvolvidas e amplamente testadas, como também desenvolver conjuntamente novas aplicações ajustadas às necessidades das sociedades brasileira e europeia”, conta. “Acreditamos que será uma parceria profícua para um futuro disruptivo e que pode contribuir para a felicidade dos cidadãos”, conclui.

O colaborador da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado, Rogério Mendes Pereira Junior, foi responsável por conduzir os trâmites do acordo e também vislumbra ganhos para as instituições: "Esta parceria trará benefícios e estreitamento na prospecção junto a distritos, conselhos, freguesias e parcerias com empresas inovadoras e globais.”

A partir de agora, representantes do ICI e do Projecto 2037 vão definir um plano de trabalho, com o planejamento de etapas e ações do projeto, para iniciar o programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico.