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ICI completa 21 anos de atuação

Instituto é referência em soluções para a gestão...
Instituto é referência em soluções para a gestão pública
App Curitiba 156 dá acesso a diversos serviços municipais
ICI garante recertificação na ISO 9001:2015
Instituto é referência em soluções para a gestão pública
Aplicativo já está na sua quarta versão (Foto: Luiz Costa/SMCS)
App Curitiba 156 dá acesso a diversos serviços municipais
ICI garante recertificação na ISO 9001:2015
Instituto é referência em soluções para a gestão pública
Aplicativo já está na sua quarta versão (Foto: Luiz Costa/SMCS)


Em 1.º de junho, o Instituto das Cidades Inteligentes completou 21 anos de sua criação. Nesse período, foram inúmeros os projetos desenvolvidos com foco na melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida da população. Mas, você sabe como se dá a atuação do ICI? O Instituto foi fundado em 1998; no dia 23 de junho do mesmo ano, o ICI foi qualificado, por meio de decreto municipal, como Organização Social (OS). Com este título, o Instituto adquiriu status para firmar parcerias com o Poder Público, por meio de contrato de gestão. No dia 29 de julho de 1998, o ICI assinou seu primeiro contrato de gestão com a Prefeitura de Curitiba.

Para o diretor-presidente Fabrício Zanini, esses 21 anos de prestação de serviços à gestão pública refletem o comprometimento do ICI com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades. “Levantamos todos os dias para trabalhar e trazer a agilidade que o cidadão precisa. A inovação tecnológica é imprescindível para a criação de uma cidade inteligente, e nós trabalhamos todos os dias para oferecer os nossos serviços com excelência ao setor público”, afirma.

Durante sua existência, o Instituto desenvolveu mais de 100 soluções e sistemas para a Prefeitura de Curitiba. Só no primeiro trimestre deste ano, o ICI entregou seis novas ferramentas que facilitam a vida do cidadão.
O primeiro projeto foi o Fala Curitiba. Composto por um sistema administrativo e um portal público, o objetivo foi oferecer uma plataforma moderna, que incentive a população a participar das consultas públicas para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. 

Já a solução Transporte Acesso visa otimizar a gestão e o planejamento da prefeitura por meio da automatização de processos. É composta por uma ferramenta administrativa e portal para os usuários do serviço oferecido pela Prefeitura de Curitiba à comunidade carente de pessoas com deficiência.  

Outras inovações chegaram com a atualização e o lançamento de três aplicativos. Em sua versão 4.0, o Saúde Já ganhou as funcionalidades Urgências e Meu Pré-Natal.  Agora, o app traz orientações sobre como proceder em caso de urgências, com a possibilidade de ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) via aplicativo. Já as gestantes podem conferir informações sobre as fases de desenvolvimento do feto, respostas para dúvidas frequentes sobre a gestação, entre outras funcionalidades.

Durante o congresso Smart City Expo 2019, o ICI lançou o aplicativo Nota Curitibana, desenvolvido para a Secretaria Municipal de Finanças com o objetivo de incentivar o contribuinte a pedir Nota Fiscal no setor de serviços; e o Curitiba App, que consolida todos os aplicativos da prefeitura em um único local e oferece acesso aos mais de 600 serviços já disponíveis no portal do município. 

No aniversário da cidade chegou o Curitiba 156. Com a ferramenta, o cidadão pode solicitar serviços, consultar informações, verificar locais de atendimento da administração pública, além de acompanhar o transporte público em tempo real. É a já tradicional Central 156 na palma da mão da população.

Qualidade e reconhecimento

Para oferecer todos esses serviços à sociedade e à gestão pública, o ICI adota normas, modelos e boas práticas como base para a melhor condução de suas atividades. No ano passado, o Instituto se recertificou na norma ISO 9001, agora na versão 2015. “Os novos requisitos, como a gestão de riscos, trouxeram ainda mais maturidade para a gestão, indo além do cumprimento de procedimentos e enriquecendo o sistema de qualidade do Instituto”, comenta o presidente.

Também em 2018, o ICI garantiu a renovação da certificação MPS.BR Software, que é um programa com o objetivo de melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “A manutenção da certificação é muito importante para o Instituto e reforça que estamos em processo de melhoria contínua e aderente às melhores práticas do mercado”, declara Fernando Matesco, diretor técnico do ICI.

Além disso, o último ranking do Connected Smart Cities, que lista as cidades mais inteligentes do Brasil, apontou pela primeira vez Curitiba como a número um do Brasil. No levantamento anterior, a capital ficava atrás apenas de São Paulo. “A tecnologia é fundamental para a viabilização de serviços públicos de maneira prática. Nós apoiamos as prefeituras em suas necessidades, desenvolvendo soluções que supram as carências do setor público, buscando apoiá-las no caminho de se tornarem cidades mais inteligentes”, finaliza Zanini.

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