Ir para conteúdo

O que você procura?

Notícias

ICI conquista nível F no MPS.BR Software

Certificação internacional atesta conformidade de processos

Nesta semana, o ICI conquistou o nível F no MPS.BR Software, certificação que atesta a conformidade com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software. Participaram da auditoria a equipe da Gerência de Projetos (GEPRJ) e a área de Gestão da Qualidade do ICI.

Segundo a gerente Vanessa Cantelli, desde maio a equipe vinha se preparando para a ocasião. "Como forma de integrar todos os colaboradores, realizamos simulações de auditorias e reforçamos todos os processos existentes na área de projetos. Considerando que nosso objetivo era evoluir para o Nível F, tínhamos novos processos e melhorias realizadas para apresentar."

O coordenador de projetos Julio Brito complementa que o Escritório de Projetos conduziu todo o processo, realizando encontros periódicos com o time da GEPRJ para discussões, definições e apresentação de adequações que precisaram ser feitas nos processos. “Na auditoria interna, buscamos identificar pontos que pudessem ter escapado. Todo trabalho foi muito bem feito e, mais próximo da data de avaliação, iniciamos algumas simulações para preparar o time, ação que foi muito importante para sanar dúvidas sobre o processo de avaliação e reforçar o alinhamento geral em relação às normas, termos e padrões do processo de gestão de projetos e desenvolvimento de software.” 

Segundo o coordenador, apesar do nervosismo padrão que acompanha o momento, a equipe já sentiu que estava preparada para conquistar o novo nível. “Parabéns a todo time pela condução do trabalho, organização, empenho e colaboração geral. Orgulho e satisfação em fazer parte de tudo isso”, finaliza Julio.

Durante a auditoria, Ana Zebeu, da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), comentou que o processo do ICI está “consolidado e bem adequado”. “Todos os requisitos foram atendidos e não temos dúvidas de que vocês estão aptos a subir para o nível F. Aprendemos muito com vocês. Agradeço pela colaboração e pela sinceridade durante toda a auditoria”, declara.

Como foi o processo

A auditoria de certificação MPS.BR Nível F foi realizada em duas etapas: a primeira  foi a verificação da aderência dos processos com o nível almejado. O coordenador de projetos Luiz Mega explica que as auditoras conhecem o processo da empresa e revisam as evidências das disciplinas de Gerência de Projetos, Engenharia de Requisito, Gerência de Configuração, Medição, Gerência de Processo e Gerência Organizacional. 

Na segunda etapa, são realizadas entrevistas com os participantes de cada uma das disciplinas, englobando todos os perfis, desde a alta gestão, Escritório de Projetos, equipe da Qualidade, equipe de RH, coordenadores de projetos, analistas, desenvolvedores, testers e designers. “A auditoria identificou, além da nossa aderência ao nível F, muitos pontos fortes que credenciam o ICI a buscar níveis mais elevados nas próximas certificações. Essa certificação reforça a maturidade dos nossos processos, a qualidade do nosso trabalho e a qualidade das nossas entregas nos projetos. Todo o time do ICI está de parabéns por mais essa conquista”, diz Mega.

Para Valéria Poletti, da Gerência de Projetos, a busca por uma certificação é sempre um desafio, mas que, quando a equipe “veste a camisa”, tem tudo pra dar certo. “Toda a equipe trabalhou bastante e colocamos muito a mão na massa para documentar todos os processos. Apesar de ter muita gente nova e jovem, são todos muito maduros e deram grande apoio.“

O diretor técnico do ICI, Fernando Matesco, também celebrou o momento. “Agradeço o apoio do nosso consultor, Renato Machado, do pessoal da Softex e de todos os colaboradores da Gerência de Projetos. Não é fácil e não é simples, mas desde o começo, quando implantamos o Sistema da Qualidade, queríamos facilitar e organizar todo nosso trabalho. Parabéns a todos.”

O resultado final da auditoria está disponível no site da Softex