Ir para conteúdo

ICI disponibiliza novo produto de Gestão Educacional

Equipe responsável pelo desenvolvimento do produto
Equipe responsável pelo desenvolvimento do produto

O ICI tem mais um produto em seu portfólio: é o novo sistema de Gestão Educacional. A solução gerencia informações da rede de ensino do município de forma integrada, desde o núcleo administrativo até as unidades escolares, e pode ser usada pelos secretários de Educação, diretores das escolas, docentes, pais e alunos.

Apesar de existirem outros sistemas semelhantes que atendem prefeituras específicas, essa nova solução surgiu da necessidade de desenvolver um produto multicliente que possa ser comercializado como serviço.

“Nosso objetivo é gerar novas oportunidades de negócio para o Instituto, seja com os clientes atuais ou novos”, disse o diretor técnico Fernando Matesco.

O sistema facilita os processos da comunidade escolar, por exemplo: pais e alunos podem acessar as notas, avisos, históricos escolares, os professores possuem mais facilidade para o lançamento das notas e frequências, e os gestores têm flexibilidade para definição dos critérios de avaliação e parâmetros de aprovação.

O projeto foi construído ao longo de 2017 por uma equipe multidisciplinar com amplo conhecimento na área de Educação e nas tecnologias utilizadas. A conclusão ocorreu em março deste ano. “O sistema foi desenvolvido com as tecnologias mais recentes do ICI. Foi criado pensando na usabilidade, para deixar seu uso o mais fácil possível para os usuários”, comenta Luiz Carlos Mega Junior, coordenador do projeto.

Ainda, o produto tem o formato Software como Serviço (do inglês Software as a Service – SaaS). Conforme descrito na Wikipédia, essa é uma forma de distribuição e comercialização de software, em que o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando pelo serviço ofertado.

GED motiva projeto no Imap

O desenvolvimento do novo produto para Educação motivou a execução de outro projeto no ICI. Para atender uma demanda do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) de Curitiba, a equipe do GED iniciou no mês de março a solução Gestão Acadêmica, que será utilizada para a administração dos cursos de pós-graduação promovidos pelo Imap.

As funcionalidades são semelhantes: cadastro de disciplinas, lançamento de notas, controle de frequência de alunos. “Utilizamos o know-how adquirido na construção do GED e estamos aplicando na solução para o Imap”, conta o coordenador Mega. “A previsão é de que o projeto seja concluído em agosto deste ano”, finalizou.

 

Compartilhe: