Neste mês, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) apresentou a Comunicação de Engajamento (COE) ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), considerada a maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo. O documento enviado pelo ICI tem o objetivo de demonstrar as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nos últimos dois anos em apoio à iniciativa global, da qual o ICI é signatário desde 2004.
“O relatório traz algumas de nossas ações e práticas dentro do contexto de ESG, demonstrando as mais diversas formas pelas quais colaboramos com a sociedade”, explica a advogada Patrícia Kohl, colaboradora da Coordenação Jurídica e Compliance, setor responsável pelas ações de responsabilidade social e ESG no ICI. “Neste trabalho, também direcionamos nossos esforços em atender as metas trazidas pela Agenda 2030, além se seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completa.
As ações apresentadas no relatório têm como premissa os 10 princípios relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção em todas as suas formas. O documento relembra atividades que já vinham sendo conduzidas pelo ICI, como o projeto Trilha Digital, Wi-Fi Curitiba, Justiça no Bairro, campanhas internas voltadas à saúde e bem-estar, entre outras.
O relatório também destaca outras iniciativas implantadas no biênio, como a criação da Política de ESG, a instituição de uma Diretoria de Sistemas e Inovação, a adoção de práticas de gestão de pessoas que resultaram na conquista do selo GPTW®, o lançamento do Planejamento Estratégico ICI 2030 e a parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba que, por meio do programa Ecocidadão, beneficia mais de 40 associações de catadores de material reciclável na cidade, além de tornar o ICI um ponto de coleta de lixo eletrônico.
Segundo Patrícia, o relatório é uma confirmação da atuação efetiva do ICI e seu impacto na sociedade: “Temos contribuído para construção de um mundo mais sustentável, inclusivo e justo. As ações realizadas alcançaram mais de 280 mil pessoas nesse período, o que demonstra que estamos cumprindo o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades.”
O relatório completo pode ser acessado aqui.